Livros gratuitos para área da saúde!

Assistência de Enfermagem aos Portadores de Arritmias Cardíacas
 
Aula da disciplina Enfermagem nas Clínicas, 3º ano, com breve fisiologia do sistema de condução cardíaco, algumas arritmias, o tratamento e também a assistência de enfermagem.

Formato: PDF
Número de slides: 25
 
 
Essentials of Anatomy and Physiology
 
 
 
Livro muito bom e atualizado de anatomia e fisiologia. Em sua quinta edição, apresenta algumas novidades em relação à edição anterior.
Algumas mudanças foram bem sutis, entre elas a inclusão de uma nova organela celular, o proteossoma, no Capítulo 3; e a revisão mais extensa está no Capítulo 14: onde a seção sobre imunidade foi reescrita.
Novas ilustrações nesta edição incluem mecanismos de feedback positivo e negativo no Capítulo 1, mecanismos de transporte celulares no Capítulo 3, hormônios que afetam a pressão sangüínea no Capítulo 13, e imunidade inata no Capítulo 14.
Uma das novidades legais é a inclusão de perguntas na legenda das figuras. Elas têm resposta, claro, e ficam no Apêndice G.
Recomendo a todos.

A má notícia (para muitos, infelizmente) é que a obra está no idioma original: inglês.

Formato: PDF
Número de páginas: 622
Tamanho: 24.2 MB
 
Guia Prático do Cuidador
 
 
Esse manual do Ministério da Saúde tem o objetivo de orientar cuidadores na atenção à saúde das pessoas de qualquer idade, acamadas ou com limitações físicas que necessitam de cuidados especiais. Visa esclarecer, de modo simples e ilustrativo, os pontos mais comuns do cuidado no domicilio; ajudar o cuidador e a pessoa cuidada; estimular o envolvimento da família, da equipe de saúde e da comunidade nos cuidados, e promover melhor qualidade de vida do cuidador e da pessoa cuidada, sem deixar de lembrar que é indispensável a orientação do profissional de saúde.

Formato: PDF
Número de páginas: 64
Tamanho: 2.40 MB
 
 
 
Guia Para Exame Físico nas Clínicas Médica e Cirúrgica
 
Pequeno guia preparado para nos socorrer nos estágios das clínicas médica e cirúrgica. Ajudou bastante e espero que ajude vocês também.


Formato: PDF
Número de páginas: 10
Tamanho: 39 KB
 
 
 
Fístulas Enterocutâneas
 
 
Palestra apresentada na XIV edição do Congresso Médico Amazônico, realizado em Belém no ano passado. Material ótimo, abordando a parte conceitual sobre fístulas e o trecho mais interessante é "Compartilhando Experiências".
Formato: PDF
Número de slides: 57
Tamanho: 2MB
 
Dengue - Manual de Enfermagem - Ministério da Saúde
 
 
Manual do Ministério da Saúde de 2008 sobre a dengue. O diferencial nele é que aborda também atendimento de enfermagem ao paciente com suspeita de dengue.

Formato: PDF
Número de páginas: 52
Tamanho: 998 KB

Comentários