À Procura de Alguém

À Procura de Alguém 


Para desenvolver a capacidade de amar, o cultivo das amizades tem mais importância do que geralmente se admite. O amor é prejudicado menos pela sensação de não ser apreciado do que pelo temor de que os outros nos vejam sem as máscaras que usamos, moldadas pelas convenções, pela cultura em que vivemos e pelas crenças que temos.

Os despreparados para o amor podem obter um sucesso temporário e conseguir o carinho que tanto desejam. Mas o afeto não perdura porque eles não são realmente capazes de aceitá-lo.

O raciocínio lógico é que a pessoa carente de amor deveria abrir os braços para a afeição oferecida, tal como o sedento recebe a água. Mas isso dura pouco tempo. O afeto aceito serve apenas para aliviar a ansiedade e, assim, melhorar a condição da pessoa carente, que, ao se sentir melhor, pensa já estar curada. Qualquer espécie de afeto pode proporcionar uma reafirmação superficial ou mesmo uma sensação de felicidade.

Porém, no íntimo, há o confronto com a descrença, ou surgem o medo, a desconfiança, e não se acredita no amor, porque existe a convicção de que ninguém pode amá-lo(a). 

O amor oferecido a uma pessoa incapacitada para amar tropeça na desconfiança e na ansiedade. Aceitar o amor, nesse caso, é o mesmo que se ver presa numa teia de aranha. Ao perceber que lhe está sendo oferecida uma estima sincera ela se apavora. Geralmente, as provas de afeição podem despertar o medo da dependência, o que a leva a evitar, a todo custo, qualquer resposta emocional positiva.

A fim de impedir que isso ocorra, ela precisa vendar os olhos, para não perceber o amor, manobrando par descartar o afeto e, algumas vezes, buscando relações promíscuas, que não desestabilizarão o ponto de equilíbrio nem ameaçarão acariciar o núcleo afetivo, mantendo-se as crenças neuróticas. 

É uma situação igual à da pessoa que está morrendo de fome, mas não come nenhum alimento com medo de que esteja envenenado!

 Você procura um par apenas porque está só ou porque tem amor para ofertar a alguém?

 Procura uma companhia apenas para cuidar de você ou para compartilhar sua vida com ela?

 Você procura alguém com a intenção de atender às suas necessidades internas reais ou para dar satisfação a um contexto social que espera que as pessoas formem pares?

Necessitamos procurar um par porque queremos alcançar o máximo de plenitude no amor. Temos à nossa disposição a opção de encontrar alguém para desenvolver e ajustar essa relação, de uma forma única, de acordo com nossos desejos individuais e para continuarmos livres e desenhando nossa vida conforme mudamos ou amadurecemos.

Do livro Amar Pode Dar Certo, de Roberto Shinyashiki
Editora Gente

Comentários