Como abrir todos os tipos de arquivos no seu Android

Como abrir todos os tipos de arquivos no seu Android

Jakob Straub há 1 dia12





Apesar de ser um sistema aberto, o Android não apresenta, como recurso nativo, a opção de abrir, ler ou reproduzir todos os formatos de arquivo. Graças à ampla gama de aplicativos disponíveis, você pode, com alguns cliques, adicionar o suporte para a extensão ou tipo de arquivo desejado.Vou mostrar aqui como abrir praticamente qualquer espécie de documento.

© Shutterstock (Foto: Document icon file extension)
Arquivos em áudio

O player nativo do Android não tem problemas para abrir MP3, mas outros formatos podem ser mais difíceis. Quem gosta de ouvir música ou audiobooks no smartphone ou tablet irá, cedo ou tarde, procurar um player adequado ao seu uso. A oferta é bastante ampla, mas se escolhermos como critério a variedade de formatos disponíveis, chegamos a dois bons candidatos.

© AndroidPIT
PowerAmp

O PowerAmp oferece obviamente suporte para MP3, mas também para os seguintes formatos: MP4, M4A, ALAC, OGG, WMA, FLAC, WAV, APE, WV e TTA. Suas diversas funções, o uso intuitivo e a possibilidade de personalização fazem dele um dos players mais populares.
Poweramp Music Player (Trial)INSTALAR
MortPlayer Music

Uma alternativa gratuita é o Mortplayer Music, que também toca todos os formatos acima mencionados. Apenas o suporte para arquivos FLAC e WMA dependerá do dispositivo.
MortPlayer MusicINSTALAR
Documentos do Office

Para ler e editar documentos do Office existe uma ampla variedade de aplicativos. O Quickoffice e o Kingsoft Office abrem todos os formatos usuais da Microsoft (e também os arquivos em PDF, que não precisam mais do download específico do Adobe Reader).
QuickofficeINSTALAR
Kingsoft Office + PDF - FREE!INSTALAR
OpenOffice

Um caso à parte são os fomatos de arquivos do OpenOffice e do LibreOffice. Para ler e editar as extensões ODT, ODS, ODP, ODG e ODF no Android existe uma primeira versão do AndrOpenOffice, que é grátis mas ainda deve passar por melhorias e consertos de bugs.
AndrOpen OfficeINSTALAR

O Office 2012: TextMaker Mobile oferece uma opção mais estável para os documentos do OpenOffice, além de oferecer suporte para todos os formatos da Microsoft. A versão de teste do aplicativo é gratuita, mas dura apenas 30 dias. Depois disso, é preciso pagar para continuar com o app.
Office 2012: TextMaker MobileINSTALAR
Fotos

O app nativo da Galeria oferece suporte para os formatos usuais JPEG, GIF, PNG e BMP, mas não para o TIF. No futuro o app Fotos irá substituir a antiga Galeria do Android.

© AndroidPIT

Uma alternativa grátis (e bem popular) é o QuickPic, que mostra as fotos de maneira ultrarápida, mas também não inclui suporte para arquivos TIF.
QuickPicINSTALAR

Para formatos de imagens mais exóticos, uma boa opção é o Fast Image Viewer. Este app também não custa nada e pode exibir o formato TIF, e até mesmo o raro FAX.
Fast Image Viewer FreeINSTALAR
Imagens em RAW

A coisa complica um pouco quando o assunto são fotos no formato RAW, mas aqui também a solução está nos aplicativos específicos. Quem já usa o Photo Mate pode comprar o Photo Mate Raw Extension. Além dele, o Raw Decoder e o RawDroid Pro também realizam bem a tarefa.
Raw DecoderINSTALAR
RawDroid ProINSTALAR
Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop apresenta ainda poucas opções: o gratuito Photoshop Express não pode abrir arquivos PSD. Apenas o app pago Photoshop Touch dá conta do recado.
Photoshop Touch for phoneINSTALAR
Converter e editar fotos

Com o Image Converter, muitas extensões podem ser convertidas, até mesmo arquivos de Photoshop.
image ConverterINSTALAR
Vídeos

O adorado VLC, presença obrigatória nos desktops, ainda está na fase Beta no Android, mas já pode reproduzir quase todas as extensões de áudio e vídeo, além de oferecer suporte para legendas e a opção de ajuste da proporção de tela. O volume e a luminosidade também podem ser controlados por gestos, e os widgets correspondentes já estão à disposição.
VLC for Android BetaINSTALAR

© Samsung

Duas alternativas que já saíram da fase Beta são o MoboPlayer e o MX Player, que também trazem as opções de legendas, multi-áudio, streaming e listas de reprodução em vários formatos. Também muito prática é a função de bookmarks para facilitar a localização de passagens em vídeos longos.
MX PlayerINSTALAR
MoboPlayerINSTALAR
Arquivos

Muitas vezes também temos de descompactar arquivos em nosso dispositivo Android. Para isso, apps como o B1 Free Archiver e o Easy Unrar, Unzip & Zip oferecem um excelente serviço gratuito, abrindo todos os formatos de arquivos mais usados.
B1 Free Archiver abrir zip rarINSTALAR
Easy Unrar, Unzip & ZipINSTALAR

E aí, qual destes aplicativos você já usa? Qual outro você sugere?

Comentários