Os camelos não deveriam estar no Gênesis, descobrem cientistas

Os camelos não deveriam estar no Gênesis, descobrem cientistas

camel-bible-date-01_76407_990x742
Quem quer que tenha lido a Bíblia sabe que tem muitos camelos nela. Eles aparecem mais de quarenta vezes no Antigo Testamento, a maior parte no livro do Gênesis, como no versículo em que Abraão manda um servo com camelos procurar uma noiva para seu filho (Gênesis 24:10).
Entretanto, uma nova pesquisa aponta que não poderia ter nenhum camelo no Gênesis. O motivo é simples – os historiadores acreditam que estas histórias estão ambientadas entre os anos 2000 e 1500 aC, e o camelo teria sido introduzido em Israel entre 930 e 900 aC.
Para chegar a esta informação, datação de radiocarbono foi utilizada em evidências recuperadas de escavações (ossos de camelos recolhidos de minas de cobre). Tudo começou com uma constatação interessante – os ossos só apareciam em camadas datadas do final do século 10 e por todo o século 9 aC.
Este período coincide com a invasão do rei egípcio Sheshonq I, conhecido na Bíblia como Sisaque (I Reis 14:25-26, II Crônicas 12:5-9), no ano 925 aC, levando à especulação de que talvez os dois eventos estejam conectados.
Uma das hipóteses é que após a conquista de Israel e Judá, o faraó reorganizou a extração e comércio de cobre, e introduziu os camelos como um meio mais eficiente de transporte, substituindo as mulas e jumentos usados anteriormente.
subCAME-superJumbo
As consequências econômicas e sociais deste gesto simples provavelmente foram imensas – os grandes desertos do Levante não podiam ser atravessados de jumento ou mula, mas o camelo podia ser usado para viajar de oásis para oásis.
Mas onde teria sido domesticado o camelo? A melhor candidata é a região da Península Arábica, no início do primeiro milênio aC. A análise do perfil da mortalidade dos esqueletos dos camelos que foram escavados – sexo, lesões nos ossos das patas decorrentes de estresse repetitivo como animais de carga, etc – leva a esta conclusão.
E os camelos já eram velhos conhecidos dos moradores daquela região. Escavações encontraram ossos de camelos de períodos anteriores, talvez até mesmo antes do Neolítico (cerca de 9700 aC), só que provavelmente eles eram animais selvagens e livres, que nunca tiveram que carregar um lingote de cobre.
E os camelos dos patriarcas, como ficam? A explicação mais plausível é que a história foi escrita muito tempo depois que ela aconteceu ou da época a que ela se refere. Os estudiosos apontam que o Gênesis tem partes, como a história de Noé, que foram escritas durante o exílio babilônico, séculos depois dos patriarcas, e décadas depois do reinado de Davi. Vivendo em um mundo que há séculos usava os camelos, não parecia lógico escrever uma história sobre um patriarca e não dar a ele camelos, muitos camelos. [Universidade de Tel AvivNew York TimesNational Geographic]

Comentários