França lança manual para turistas no Brasil

França lança manual para turistas no Brasil

O guia traz até mapa do risco de violência contra turistas no Brasil. Veja como os franceses nos veem.

Mapa da violência: Se os franceses confundirem o Espírito Santo do Amazonas 
com o Estado do Espírito Santo, vai ser beeem difícil atrair esses turistas para lá.


Depois da France Footall, agora foi a vez do Ministério das Relações Exteriores da França assustar os turistas desavisados às vésperas do Carnaval e a três meses da Copa 2014.

Além de fazer um que mostra os locais onde o turista deve se manter vigilante e onde é proibido por os pés (não tem nenhum pixel verde nesse mapa, o que corresponderia a "Vigilância normal").
Conselhos práticos: Não carregue grandes importâncias de dinheiro. Mas sempre  leve 
uma nota de 50 reais para entregar, sem hesitar, sem demora, em caso de agressão.
Já a região do extremo noroeste do Brasil, conhecida como Cabeça do Cachorro, tem um vermelho assustador. Acho que depois que a Ingrid Betancour foi sequestrada pelas FARC, os franceses estão traumatizados com a floresta amazônica.
Imagem inline 1
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=s4Kt94yK9zo


Bom mesmo são os conselhos divididos por regiões. Em Brasília tenha muito cuidado com a periferia, e nada de estacionar em qualquer lugar (lugares ermos e mal iluminados) sob risco de sofrer um sequestro-relâmpago. Desça do carro rápido e sem falar ao celular.

Na capital paulista os locais mais arriscados são a Praça da República, Sé e Estação da Luz. O documento também pede aos turistas cuidado redobrado em áreas onde a velocidade deve ser reduzida.

Em razão dos conhecidos riscos de assalto à mão armada nas estradas que ligam São Paulo às cidades do litoral do Estado, recomenda-se aos franceses que venham a usar essas estradas vigiar pessoas que se posicionam em lombadas.

Já no Recife, nunca largue seu copo em boates (por causa do golpe "Boa Noite, Cinderela".  Adverte também sobre o risco de ataque de tubarão nas praias da capital pernambucana.

De maneira geral, o texto preconiza que aos turistas a usarem, se possível, duas carteiras; dirigirem com os vidros fechados e as portas do carro trancadas. O texto também afirma que é necessário não perder de vista os pertences em transportes públicos.

O texto ainda desaconselha o turismo em favelas. Sobre o Carnaval, o guia afirma que é um período "tradicionalmente festivo e violento no Brasil".

Devido ao aumento significativo de ataques a turistas, é preciso todo cuidado por parte dos viajantes que vão ao Rio de Janeiro. O aviso aplica-se a todas as áreas, mas em especial a Copacabana, onde se concentram mais de 50% dos casos de furtos ou roubos à mão armada reportados à polícia.

A proporção é bem superior à dos números oficiais, divulgados pelo Instituto de Segurança, segundo o site R7.


(Atualização 04/03/2014)
Eles também têm problemas: Menores batedoras de carteira que se aproveitam da idade penal são comuns em Paris. Todas dizem ter 13 anos, se chamar Damidovic e a polícia até diz que elas já são praticamente "da família". Já que as viu crescer.

Imagem inline 2

Comentários