Como acelerar a conexão Wi-Fi do seu Android

Como acelerar a conexão Wi-Fi do seu Android

Mattia Mercato 
33
Há algum tempo mostramos como acelerar a sua conexão graças a um hack do desenvolvedorbahathir, um procedimento específico para a rede 3G. Hoje mostraremos uma dica nova, e com ela você poderá acelerar sua conexão Wi-Fi e também a 4G. Veja como abaixo!
speed 3g teaserTurbine o seu Android! / © Speedtest.net
Notanem eu nem o AndroidPIT podemos ser responsabilizados pelos eventuais erros ocorridos durante o processo.

O que é?

Também neste caso se trata de uma modificação de um arquivo de sistema, que pode ser usado pelo Android durante a conexão com a internet. Este arquivo contém uma configuração TCP/IP, ou seja, um conjunto de protocolos de transmissão usados para a troca de dados. Modificando (ou acrescentando) tal configuração, mudaremos o modo com o qual o nosso dispositivo se conecta com o exterior, e é aqui que entra o MДЯCЦSДИT, um membro do XDA Developers que trouxe para o Android uma conhecida otimização da conexão para Linux. Graças a essa modificação, dependendo do dispositivo e da rede utilizada, obteremos um considerável aumentos da velocidade de download e upload na Wi-Fi, 3G ou 4G!

Material necessário

  • Permissões de root: se não tiver root, você pode usar um procedimento mais simples do aplicativo, mas (como disse o próprio desenvolvedor) também menos eficiente. Nos outros casos, iremos modificar arquivos do sistema que requerem permissões de root.
  • File sysctl.conf: este é o arquivo que iremos substituir/copiar numa pasta de sistema, contendo os parâmetros da conexão. Baixe-o apenas se quiser executar o procedimento manual, do contrário o aplicativo fará todo o serviço. No link você também encontrará um screenshot do percurso e das permissões que deve conceder;
  • Internet Speed Master: graças a este aplicativo poderemos simplificar o procedimento deixando que ele modifique os parâmetros. Quem não tiver permissões de root poderão experimentar a modalidade Improve Internet Connection.
  • ES Explorador de Arquivos (ou equivalente): um gerenciador de arquivos com permissões de root para poder entrar nas pastas de sistema e mudar as permissões dos arquivos. Indispensável para o procedimentos manual.
Se não tiver muita prática nos procedimentos de sistema e na utilização de gerenciadores de arquivos com permissões de root, aconselho usar o aplicativo Internet Speed Master, como indicado no procedimento automático. Além de ser mais simples e veloz, pode se mostrar a escolha mais segura. De toda forma, para maior segurança, aconselho que faça um backup dos dados importantes ou um NANDroid backup se tiver permissões de root.

Procedimento automático

1.   Instale o aplicativo Internet Speed Master;
2. Abra-o e conceda-lhe as permissões de root (se tiver);
3. Se tiver permissões de root, clique em Apply Patch para aplicar as modificações de sistema. Se não tiver permissões de root ou quiser experimentar primeiro o método mais simples, clique emImprove Internet Connection.
internetmasterO Internet Speed Master. / © ANDROIDPIT

Procedimento manual

1.   Baixe o arquivo sysctl.conf.
2. Copie o arquivo em seu dispositivo, conectando-o ao PC ou usando o cartão SD, se disponível;
3. Instale e abra o ES Explorador de Arquivos (ou equivalente) e conceda-lhe permissões de root (menu > Root Explorer > ON > confirmar);
4. Agora copie o arquivo transferido anteriormente clicando longamente sobre ele e selecionandoCopiar;
5. Entre na pasta (dispositivo) “/system/etc/” e cole dentro dela o arquivo sysctl.conf 
6. Modifique as permissões do arquivo sysctl.conf, mantendo-o pressionado: Outro > Propriedade > Modificar (permissões) > ative a permissão de leitura e de escrita a proprietário e desative todo o resto. Clicando em OK, ao lado das Permissões você deve encontrar escrito “rw- — —”.
7. Reinicie o dispositivo.

Verificação

Se quiser verificar “no papel” o aumento da velocidade, basta instalar o aplicativo Speedtest.net e executar alguns testes antes e depois do processo.
Nota: aconselho fazer diversos testes antes de tirar uma conclusão definitiva, pois os resultados podem variar de acordo com a situação do servidor.

Problemas

Se o seu dispositivo apresentar problemas ou não tiver melhorado a conexão, você poderá anular a modificação clicando em "Restore" no aplicativo Internet Speed Master, ou (se tiver seguido o procedimento manual), apagando o arquivo sysctl.conf copiado na pasta “/system/etc/”.

Conseguiu acelerar a sua conexão Wi-Fi? Compartilhe a sua experiência conosco!

Comentários