Como solucionar os principais erros da Google Play Store

Como solucionar os principais erros da Google Play Store (Atualizado)

Daniel Carrara 

56
Artigo atualizado dia 25/11/2014, às 15h10min (horário de Brasília) - Erro DF-BPA-09 durante a compra de aplicativos adicionado a lista de bugs da Play Store.

Quem nunca se viu nessa situação? Você acha um aplicativo interessante, quer logo baixá-lo e aparece uma críptica mensagem de erro na Google Play Store, com números aparentemente aleatórios e uma lacônica frase “tentando” explicar o que houve. Com efeito, ao menos nesse quesito o Google não fica nada a dever à Microsoft e suas incrivelmente irritantes mensagens de erro no Windows. Enquanto o Big G não se torna mais claro e intuitivo nesse ponto, podemos buscar apoio na comunidade Android para solucionar os principais problemas da Google Play.
google play store teaser 2Como solucionar os principais erros da Google Play Store. / © ANDROIDPIT
As soluções dos erros descritas abaixo se baseiam nas experiências dos editores aqui do AndroidPIT e dos leitores e moderadores do nosso fórum. Se você encontrar outros problemas na Google Play, sinta-se convidado a compartilhar conosco as suas experiências nos comentários e no fórum. Para outras informações referentes ao market Android, acesse o nosso Guia de dicas para a Google Play Store.

Google Play - Erro DF-BPA-09 durante a compra de aplicativos

Problema
Muitas usuários vêm reportando o erro DF-BPA-09 na Google Play Store, o mesmo ocorre no momento do processamento de compra de um app. Infelizmente, o problema não é solucionado depois que você tenta fazer o download novamente.
Solução
  • Acesse Configurações > Aplicativos > Todos;
  • Encontre o aplicativo "Google Services Framework" ou "Estrutura de serviços do Google";
  • Em Armazenamento, escolha a opção "Limpar dados" e, em seguida, OK.
Caso isso não funcione, acesse a Google Play Store a partir do seu navegador e tente instalar o aplicativo a partir de lá. Depois de dar o comando para instalação, o app deve ser baixado com sucesso no seu smartphone ou tablet.

Google Play - Erro 491

Problema
Downloads e atualizações impossíveis.
Solução
  • Remova a sua conta Google do seu dispositivo em “Configurações > Contas > Google”, reinicie o seu Android e volte a adicionar a conta;
  • Em “Configurações > Aplicativos > Todos > Serviços Google”, clique em “Apagar dados” e “Forçar parada”.

Google Play - Erro 498

Problema
Interrupção de downloads da Google Play Store.
Solução
A memória cache do seu dispositivo está cheia. Apague alguns aplicativos desnecessários e elimine alguns arquivos que não fazem falta. Em seguida, reinicie o smartphone em Recovery Mode (botão de aumentar volume, botão de ligar/desligar e de início (home)). Aqui você terá mais informações sobre esse modo de recuperação. O próximo passo é selecionar wipe cache partition movendo-se entre as opções com os botões de volume. Para confirmar use o botão de ligar/desligar.

Google Play - Erro 919

Problema
O download do aplicativo funciona, mas ele não abre depois de baixado.
Solução
Simplesmente não há mais espaço no seu Android. Elimine todos os dados desnecessários: músicas, vídeos ou aplicativos grandes.

Google Play - Erro 413

Problema
O download de aplicativos ou atualizações é impossível. Se você usa um proxy, lembre-se de que pode causar problemas com o aplicativo da Google Play Store.
Solução
  • Em “Configurações > Aplicativos > Todos > Serviços Google” clique em “Apagar dados” e depois em “Forçar parada”;
  • Faça o mesmo com o aplicativo da Google Play Store;
  • Limpe o cache do seu navegador.

Google Play - Erro 923

Problema
O download é impossível: erro durante a sincronização da sua conta Google ou memória cache insuficiente.
Solução
  • Remova a sua conta Google;
  • Apague alguns aplicativos inúteis e ative o dispositivo em Recovery Mode. Selecione wipe cache partition e reinicie o dispositivo;  não se preocupe, nenhum dado pessoal será excluído.
  • Volte a inserir os dados da sua conta Google.

Google Play - Erro 921

Problema
Não se pode baixar um aplicativo.
Solução
Tente apagar a memória cache do aplicativo da Google Play Store. Se não funcionar, tente apagar todos os dados do aplicativo, mas atenção: assim você perderá todas as configurações já feitas.
Como último recurso, remova a sua conta Google, reinicie o dispositivo e volte e inseri-la. Vejaaqui mais informações sobre esse erro.

Google Play - Erro 403

Problema
O download é impossível. Costuma ocorrer quando duas contas Google são usadas no mesmo aparelho para comprar aplicativos.
Solução
  • Entre na Google Play Store com a conta do Google correta;
  • Desinstale o aplicativo em questão;
  • Volte a buscar o aplicativo na Google Play e clique no botão de comprar (onde costuma ficar o botão de abrir).

Google Play - Erro 492

Problema
É impossível instalar um aplicativo devido à memória cache Dalvik.
Solução
Em “Configurações > Aplicativos > Todos > Serviços Google, clique em “Apagar dados” e depois em “Forçar Parada”.
Faça o mesmo no aplicativo da Google Play Store.
Nota: se o problema não for solucionado, tente apagar o cache Dalvik. Para isso, entre no modo custom recovery (só se tiver root). Outra solução é fazer um wipe data/factory reset. Esta opção vale para todos os usuários e pode ser feita no modo recovery. Aqui você tem mais informações sobre o wipe.

Google Play - Erro 927

Problema
O download é impossível. Uma atualização da Play Store está em andamento.
Solução
  • Espere uns minutos até que a Google Play Store termine sua actualização.
  • Se o problema persistir, vá até Configurações > Aplicativos > Todos > Serviços do Google e clique em “Apagar dados” e depois em “Forçar parada”.
  • Faça o mesmo com o aplicativo da Google Play Store.

Google Play - Erro 961

Problema
Após baixar um aplicativo pago, não se pode instalá-lo e aparece o "erro desconhecido 961".
Solução
  • Peça o reembolso do aplicativo (sempre possível até 15 minutos depois de baixá-lo como opção na loja de apps do Google);
  • Apague os dados do aplicativo da Google Play Store em "Configurações > Aplicativos > Play Store > Apagar dados". Mas atenção: assim você perderá todas as configurações já feitas.

Essa foi uma pequena relação das principais mensagens de erro com as quais você pode se deparar na Google Play Store. Você já foi "premiado" com um desses problemas? Ou tem um novo para adicionar à lista?

Comentários