No Japão, a arte em café vira 3D

No Japão, a arte em café vira 3D

No país onde o chá verde continua a bebida quente favorita, a arte 3D em café vem conquistando corações [en] uma xícara de cada vez.
Inspirados pelas fotos de criações feitas de espuma de leite erguendo-se das xícaras de café, publicadas nas mídias sociais, mais e mais clientes dos cafés do Japão estão pedindo que seus cafés com leite venham com uma obra de arte similar.
Quando se trata de café, o Japão não é nenhum novato. A Associação Japonesa de Café [en] relatou [en] que o Japão é o terceiro país do mundo em termos de consumo total entre as nações que importam o grão.
Em 2010, a japonesa Haruna Murayama [en] venceu o Campeonato Mundial de Arte em Café.
A arte plana em café já é bastante popular em todo o país. Uma busca pelo termo “arte em café“ [ja] no Twitter revela muitas fotos de cafés com leite adornados por corações, folhas, ursinhos, personagens populares de anime e ícones famosos da Internet [en].
Uma máquina de vender café no Aeroporto Haneda, o aeroporto internacional de Tóquio, serve até um cappuccino [ja] ilustrado pelo desenho clássico do rosto de uma mulher japonesa, produzido pela famosa companhia de cosméticos Yojiya [en], de Kioto.
O usuário do YouTube Nowtoo Sugi [ja] publicou o vídeo abaixo, no qual explica como ele desenhou um personagem sobre um café com leite, usando calda de chocolate:

Atingindo novas alturas
Porém, baristas têm levado o fenômeno da criatividade em café a novos níveis com esculturas de espuma de leite em 3D.
3D latte art by twitter user @george_10g: a cat is looking at golden fish. Image captured on twitter
Arte 3D em café com leite pelo usuário do Twitter  @george_10g: “Um gato está olhando para um peixinho dourado.”
Kazuki Yamamoto (@george_10g), o mestre em arte em café que publica fotos de suas criações no Twitter, escreveu em seu blog que ele trabalha em uma cervejaria belga em Osaka. Ele chama sua arte em café de “cappuccino do tempo livre” [暇カプチーノ], uma criação nascida  em meio ao tédio ou aos momentos de ócio, naturalmente com muito esforço e cuidado. Certa vez, ele escreveu no Twitter relembrando os muitos trabalhos em café que já havia feito:
@george_10g: Eu comecei a desenhar em cafés em 2011 e, até 2012, já tinha desenhado e servido cerca de 1.000 xícaras, mas, de alguma forma, eu ainda me lembro de quando e o que eu desenhei a cada vez e a quem servi cada café. É meio estranho.
O usuário do Twitter @petakopetako respondeu [ja] ao comentário de Kazuki, elogiando sua especilidade:
@petakopetako: Eu gosto de tirar fotos. Normalmente, eu tenho dificuldade em me lembrar do rosto das pessoas, mas, depois que eu tiro fotos delas, eu consigo lembrar onde estávamos e do que elas estavam falando. Talvez as pessoas se lembrem melhor das coisas quando estão fazendo algo de que gostam.
O efeito das mídias sociais
Donos de cafés e baristas no Japão postaram nas mídias sociais fotos das suas criações  em café 3D secretas, que não estão nos menus. Essas imagens circularam entre muitos usuários, mais tarde chamando a atenção de estações de TV locais e revistas.
A publicidade tem atraído tantos novos clientes a alguns cafés que os donos estão tendo dificuldades para atender a demanda. O dono do Café Bar Jihan em Shizuoka escreveu sobre o efeito Facebook em seu blog [ja]:
Eu comecei a servir arte 3D em café depois que um cliente de longa data me pediu para fazer isso. Eu postei a foto no Facebook só para me divertir, mas então fiquei surpreso com o número de pessoas que curtiram a foto. Com a imagem compartilhada muitas vezes, muitos veículos de comunicação entraram em contato comigo para cobrir a nossa loja. Fiquei um pouco confuso quando me pediram para aparecer na TV em Tóquio!
facebook photo by caffe.bar.jihan. A cat is taking a bath in espresso coffee
Foto postada no Facebook por caffe.bar.jihan. Um gato se banha em café espresso.
Ele també escreveu [ja]:
Esta arte em café de gatinho requer tanto tempo que eu não consigo atender aos pedidos quando o nosso café está cheio. Tenho me perguntado o que fazer quanto a essa situação. Pelo menos o café fica relativamente vazio depois das 18h nos dias de semana, então, se você quer ver a arte 3D em café, por favor, tente nos visitar neste horário.
Este artigo foi escrito originalmente por Ayako Yokota. Keiko Tanaka o editou e L. Finch o sub-editou.

Comentários