Pílulas de fezes congeladas” podem curar infecções intestinais

“Pílulas de fezes congeladas” podem curar infecções intestinais

14/10/2014 - 14H10/ ATUALIZADO 15H1010 / POR RENNAN A. JULIO
Tratamento alternativo se saiu bem em teste com poucos participantes (Foto: Reprodução)

Novo estudo encontrou fórmula para curar perigosa infecção que mata mais de 14 mil norte-americanos por ano.
A doença causada pela bactéria Clostridium difficile aparentemente possui um simplestratamento de dois dias: pílulas de fezes.
A bactéria é esponsável por doenças gastrointestinais que variam desde uma diarreia até uma Colite pseudomembranosa.

Nos últimos anos, as fezes já eram utilizadas para o tratamento desses problemas por meio de transplantes e até por sondas que levavam o conteúdo ao sistema digestivo. Mas cientistas acreditam que as pílulas – com fezes filtradas e saudáveis – podem ser mais convenientes e seguras para os pacientes que precisam “fazer o remédio descer”.

Criadas por pesquisadores do Massachusetts General Hospital, as pílulas são feitas dessa maneira: primeiro pegam os dejetos mantidos em soluções salinas, doados por pessoas saudáveis; depois são filtrados para conseguir as bactérias que necessitam; e aí encapsuladas e congeladas.

Em um pequeno teste realizado, o tratamento curou 19 de 20 pessoas em menos de dois dias. Além disso, nenhum dos pacientes testados apresentou efeitos colaterais negativos às pílulas. O estudo publicado no Journal of the American Medical Association tem comopróximo passo replicar o teste em maior escala.

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/10/pilulas-de-fezes-congeladas-podem-curar-infeccoes-intestinais.html

Comentários