18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo

Dados da União Internacional de Telecomunicações, uma agência ligada às Nações Unidas, mostra que o número de celulares se igualará ao número de habitantes da Terra ainda em 2014. Os números são impressionantes. Enquanto 6 bilhões de pessoas possuem acesso a um celular em todo mundo, 4.5 bilhões possuem acesso a banheiros que estejam funcionando.
E isso se traduz em incontáveis aplicativos, desenvolvidos por incontáveis empresas para incontáveis fins. Nessa lista, separamos 18 deles, inteiramente gratuitos, que estão ajudando a melhorar a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta.

Doe uma foto para uma causa

donateaphoto 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
A Johnson & Johnson elaborou um app que permite que seus usuários doem fotos para ajudar causas sociais. Para cada foto compartilhada pelo aplicativo, a empresa compromete-se a doar US$ 1 para a causa que o usuário escolheu. Até o momento, só está disponível para iPhone.

HTC Power to Give: use o tempo ocioso do seu celular para pesquisas científicas

htc power to give logo 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
O aplicativo da fabricante de smartphones HTC permite que você contribua para pesquisas científicas mesmo não sendo um cientista. Quando seu telefone deixa seu celular ocioso e conectado ao Wi-Fi, o aplicativo conecta o aparelho com uma grande rede de computação distribuída e permite que você escolha se deseja contribuir com o poder computacional do aparelho para pesquisas sobre curas para AIDS, câncer, mal de Alzheimer, mudanças climáticas e até buscas por vida extraterrestre. Inacreditável, não? O aplicativo está disponível para aparelhos Android.

Doe as milhas que você caminha com Charity Miles

charity miles 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
Ao instalar o aplicativo e rastrear a distância que você caminha ou corre, a Charity Miles doa 25 centavos por milha para uma causa que você escolher, entre salvamentos para soldados feridos, apoio a autistas, combate à fome, entre outras. Por essa, nem aquela sua tia que compartilhava campanhas de doação do Facebook irá acreditar. Se você preferir pedalar, o valor doado será de 10 centavos por milha. Disponível para Android e iPhone.

Conheça os melhores estabelecimentos com Consu.me

thumbface 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
Consu.me é um aplicativo que incentiva o consumo inteligente. Nele você pode avaliar as melhores lojas, bares e restaurantes em 3 quesitos: preço, qualidade e atendimento. O app funciona através de hashtags que agregam avaliações positivas ou negativas, como #fiqueiamigo, #atenciosos, #esforçados ou #nemdegraça, #poucasopções, #olhodacara. Ainda não está disponível para iOS, mas a versão para Android já está disponível.

Horas da Vida conecta médicos com pessoas carentes

horas da vida 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
O Instituito Horas da Vida nasceu em 2012, com a missão de conectar médicos voluntários com pessoas que não possuem dinheiro para pagar pela consulta. Ao se cadastrar, o profissional da saúde pode doar algumas horas do seu tempo livre atuando em instituições de caridade reconhecidas pelo Instituto. O cadastro pode ser feito através do App na Google Play ou pelo site.

Doe água deixando seu celular ocioso com Unicef Tap

HomePage Tap FINALnew 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
A proposta do Unicef Tap é chamar a atenção das pessoas de como é fácil acabar com a sede ao redor do mundo. Ao acessar o site do projeto pelo celular, um script é executado e te desafia a ficar 10 minutos sem mexer no aparelho. Para cada 10 minutos, os patrocinadores da ONG doam água suficiente para suprir as necessidades de uma criança por um dia. O objetivo do desafio é mostrar como é fácil suprir as necessidades de água de uma criança pobre: uma simples doação de 5 dólares é capaz de garantir o fornecimento de água para uma criança durante 200 dias. O webapp é compatível com a maioria dos sistemas operacionais, basta apenas acessar o site e seguir as instruções.

Assista um vídeo e faça uma doação

Aproveitando o mecanismo de remuneração por visualizações, um grupo de brasileiros criou a campanha Doe seu View, que incentiva pessoas a assistirem um vídeo promocional sobre a ONG Obra do Berço. A renda obtida a partir das visualizações será revertida em doações para a ONG. Além de poder ser visualizado através do celular, você ainda pode contribuir para a campanha pelo computador. E se gostar, ainda pode contribuir para outras causas assistindo alguns vídeos de parceiros do projeto, como o Porta dos Fundos, Canal Parafernalha e MisteryGuitarMan.

Sua nota fiscal pode virar uma doação para a AACD

AplicativoDoeAACD 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
Em parceria com a Fábrica de Aplicativos, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) desenvolveu um app por onde você pode doar a sua Nota Fiscal Paulista para a Instituição. Basta toca em “doar” e preencher com os dados do cupom fiscal. Através do programa Nota Fiscal Paulista, a AACD consegue reverter parte do dinheiro gasto em fundos para custear suas operações. Disponível para iOSAndroid e Windows Phone.

Plante uma árvore brincando no game Tree Planet

unnamed 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
O game Tree Planet tem como objetivo cultivar e defender uma árvore virtual até que ela cresça. Assim que ela chegar à maturidade, uma equipe trará a árvore para a realidade, plantando um muda numa floresta. O usuário ainda passa a receber e-mails periódicos sobre como está acontecendo desenvolvimento da planta. O app está disponível para iOS e Android.

Transforme seu like em agasalhos

like flogoral 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
O Flogoral, remédio desenvolvido pelo laboratório Aché, lançou uma campanha que transforma seu like em roupas para crianças carentes. Ao curtir a página do medicamento no Facebook, você contribui com a causa, que promete doar um agasalho para cada 30 curtidas. Para participar, basta abrir a página do aplicativo no Facebook e seguir as instruções. A participação, porém, só pode ser feita através do Facebook em computadores.

Conheça a vida dos campos de refugiados da ONU

A UNHCR – Organização das Nações Unidas de Alto Comissário para Refugiados – lançou um game chamado “My Life as a Refugee”, que busca chamar a atenção do mundo para a situação das pessoas que deixaram suas casas em busca de paz. No game, o jogador conhece histórias baseadas em fatos reais e tem como objetivo conseguir sobreviver em meio à violência e fazer escolhas que podem afetar diretamente o decorrer da história. Disponível em inglês e espanhol para iPhone/iPad e Android.

Fique rico ou morra fumando: saiba quanto você poderia economizar parando de fumar

getrich 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
O app “Get Rich or Die Smoking” ajuda fumantes a calcularem o prejuízo financeiro causado pelo vício. Com simulações intuitivas, o app mostra seu progresso na luta contra o tabaco e motiva o usuário a continuar longe do fumo de maneira bem humorada através de conquistas e estatísticas sobre sua saúde e o que você pode comprar com o dinheiro que deixou de gastar. O app ainda possui uma rede social para conectar fumantes e ex-fumantes. Disponível para Android.

Adote ou doe animais com o Adote Pets

pet 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
Adote Pets é um app brasileiro que tem como objetivo conectar os animais recolhidos por ONGs e por Centros de Controle de Zoonoses com potenciais donos. Também é possível cadastrar na base de dados para adoção algum animal que você possua e não tenha como criar. No total, o app já possui uma base de dados com quase 1.000 animais aguardando adoção – com certeza um deles vai te agradar. O download pode ser feito em dispositivos iOS ou Android.

Conheça o dia a dia de voluntários com Save the Children Earthquake Response

Humanitarian Relief 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
A ONG Save the Children lançou um game que coloca o usuário na pele de um voluntário responsável por salvar crianças atingidas por um terremoto de magnitude 8.2 numa Ilha do Oceano Atlântico. Com o objetivo de promover a ONG, o app está disponível para iOS a partir da versão 3.0 e pode ser baixado na AppStore.

Conheça o trabalho do GAC de Pernambuco e doe para a causa

gac 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
A UFPE criou um aplicativo que visa divulgar o trabalho do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) de Pernambuco e ainda incentivar as pessoas a doarem para a organização. Entre fotos, vídeos e notícias, você fica por dentro do trabalho do GAC e descobre como doar sem sair de casa. O download pode ser feito na AppStore e na Google Play.

Lembre-se de fazer doações de sangue periódicas com DonorReminder

donor 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
Se você é um doador de sangue, este app é pra você. Desenvolvido com o intuito de lembrar doadores de sangue de seu compromisso, o DonorReminder emite alertas quando o usuário estiver apto para realizar novas doações e guarda um histórico das doações anteriores. A aplicação pode ser baixada a partir da AppStore, para iPhone.

Conecte-se com seus amigos durante um desastre com HelpBridge

130118 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.
Visando facilitar a vida de pessoas que sofrem com desastres, a Microsoft lançou o HelpBridge, um aplicativo multifunção que visa ajudar pessoas que tiveram suas vidas acometidas por desastres. Com ele, você pode doar para instituições de caridade que apoiam pessoas em situação de emergência, conhecer locais que estão à procura de voluntários e, se tiver a infelicidade de passar por uma dessas situações, usar o aplicativo para mandar mensagens para familiares e autoridades locais com rapidez e agilidade. Infelizmente a novidade ainda só está disponível nos Estados Unidos, mas existe a chance de se tornar um aplicativo global com o tempo. Disponível para Windows PhoneAndroid e iOS.

Acts of Kindness: simples ações que podem mudar o seu dia

acts 18 aplicativos gratuitos de celular que estão ajudando a mudar o mundo.

Com o objetivo de conscientizar o quão fácil pode ser mudar o seu cotidiano em favor de outras pessoas, a Sinecure Industries, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos, lançou o Acts of Kindness, uma lista diária com sugestões de ações pequenas, porém impactantes, que você pode realizar para melhorar a sua vida e a de outras pessoas. Disponível gratuitamente na iTunes AppStore.

Comentários