Cronograma inviabilizará implantação do 4G na faixa dos 700 MHz para Olimpíadas

Cronograma inviabilizará implantação do 4G na faixa dos 700 MHz para Olimpíadas

Por Redação em | 15.12.2014 às 12h16
4G
Share

3
Share
O desejo da TIM de implantar o 4G na frequência de 700 MHz até as Olimpíadas 2016 terá que ser deixado de lado. É que o prazo para implantação da TV Digital divulgado pelo governo prevê que o desligamento do sinal analógico de televisão só acontecerá em novembro de 2016 no Rio de Janeiro.
Sendo assim, mesmo que as teles tentem coordenar ações no Gired, grupo liderado pela Anatel e que tem a responsabilidade de conduzir a implantação da TV Digital no país, é inviável ter a tecnologia 4G na mesma frequência a tempo dos Jogos Olímpicos, que acontecerão no mês de agosto de 2016. 
A TIM era a companhia que estava mais entusiasmada com a possibilidade de implantar o 4G antes das Olimpíadas, considerando o desafio uma "missão institucional" e algo que poderia conseguir se solucionasse problemas teóricos que, na prática, poderiam ser menos relevantes.
Apesar do cronograma definido pelo governo, cidades menores ainda poderão receber a 4G na faixa de 700 MHz antes de novembro de 2016. É que a fatia do espectro nessas localidades ainda não está totalmente comprometida, o que possibilita a entrada do 4G antes da TV sair completamente de operação. O Rio de Janeiro, no entanto, não faz parte desse grupo de cidades.
A capital fluminense tem a faixa tão cheia que não há espaço para as 21 emissoras em operação na cidade terem outro espectro para conseguirem transmitir a tecnologia digital simultaneamente ao analógico.
Embora o desligamento do sinal analógico das televisões seja o aspecto mais falado sobre o início da operação do 4G na faixa dos 700 MHz, o diretor geral da Abert, associação que representa o SBT e Globo, Luis Antonik, lembra que esse é apenas a parte mais fácil do processo. "Há dois gargalos e a digitalização da transmissão é o menos difícil. Muito mais complicado é a digitalização da recepção doméstica. Cerca de 93% dos domicílios precisam trocar o aparelho de TV ou ter um conversor de sinal", disse ao Convergência Digital.
Além disso, é importante ressaltar que há uma espécie de carência prevista nas regras, sendo que a telefonia deve entrar em operação nos 700 MHz apenas 12 meses depois da desocupação da faixa pelas TVs. Para fechar, as telecoms ainda terão que contar com a sorte dos prazos serem cumpridos.
Cronogramas de países como Japão, Estados Unidos e Europa sofreram com os atrasos pelo fato da população ainda não ter como assistir TV Digital. Em nenhum dos casos foi possível creditar o problema à falta de renda da população para comprar conversores ou trocar de televisores.
"O negócio tem que dar certo, mas essa questão do aparelho doméstico não é mole de resolver. Se chegarmos a 80% dos domicílios, vamos desligar e deixar 3 milhões de fora? Desligar uma cidade do porte do Rio de Janeiro não é fácil e a experiência internacional indica ser muito difícil os cronogramas serem rigorosamente cumpridos", finalizou Antonik.



Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/4g/Cronograma-inviabilizara-implantacao-do-4G-na-faixa-dos-700-MHz-para-Olimpiadas/#ixzz3M4ARwSsW
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Comentários