Levy - o Breve -rachelsheherazade

 Levy - o Breve




Depois do “pito” no ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que anunciou medidas para o reajuste do salário mínimo e,depois, foi obrigado a se retratar, chegou a vez da presidente Dilma Rousseff puxar a orelha do ministro Joaquim Levy.

E porque o O titular da Fazenda, a quem eu chamo de “ministro da esperança” foi repreendido pela gerentona?

Porque cometeu o terrível pecado da sinceridade, qualidade impraticável e imperdoável para muitos petistas.

Em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, Levy foi realista e pragmático. Admitiu a recessão no Brasil, e chamou de “ultrapassado” o modelo do seguro desemprego. Aos investidores estrangeiros, o ministro anunciou que o governo faria ajustes fiscais, cortando gastos e aumentando tributos para sanar a economia e retomar o crescimento.

Apesar de aplaudido por analistas, investidores e chefes de Governo e Estado do Primeiro Mundo, no Brasil, Joaquim Levy foi criticado.

Diante do risco de mudanças no seguro-desemprego e em outros benefícios trabalhistas, os sindicalistas chiaram, bateram o pé e foram se queixar com Dilma. Agora, organizam protestos por todo país contra a dura medida da equipe econômica.

Diante da pressão das centrais sindicais, a presidente já acenou que vai ceder e alterar as mudanças nas regras de concessão de benefícios, já anunciadas como certas desde o início do novo governo.

Para recuperar a confiança do mercado, Dilma jurou não se meter nos assuntos da equipe econômica, prometeu autonomia a Joaquim Levy, o único capaz de reverter as barbeiragens do último mandato.
Mais uma vez, a presidente se trai, desfaz suas promessas e volta atrás, demonstrando que, mais importante que a sanidade do país é provar a seus subordinados quem é a “manda-chuva”.

Não se sabe por quanto tempo o ministro da Fazenda vai aturar os mandos e desmandos da gerentona.

Há quem aposte que Levy não vai durar muito, até porque, não colocaria em cheque sua boa reputação por um mal governo.

Menos de um mês após assumir a complicada pasta da Fazenda, o ministro já está sendo chamado de “Levy – o Breve”.

Vida longa ao ministro Joaquim Levy. Porque, se com ele no Governo o Brasil vai mal, imagina sem ele...





Comentários