VOCÊ PRECISA DE RELIGIÃO OU TERAPIA?

VOCÊ PRECISA DE RELIGIÃO OU TERAPIA? 


· POR WANDERLEY OLIVEIRA



Tem muita gente procurando o centro espírita e os templos religiosos para resolver suas dificuldades pessoais. Essa postura é muito saudável. Precisamos mesmo de ajuda espiritual seja ela católica, evangélica, espírita ou de que natureza for. Esse contato com Deus é fonte e saúde e sanidade.


Problemas espirituais todo mundo tem nessa Terra, e o centro espírita ou outras organizações religiosas pode sim apoiar e iluminar, mas é necessário entender que, antes de problemas espirituais você tem problemas emocionais a resolver. Aliás, assuntos espirituais têm raízes profundas nos conflitos interiores não resolvidos.


Peça ajuda na casa espírita ou na religião de sua preferência, porém fique sabendo que lá você será apenas aliviado e incentivado a caminhar.
Quer curar seus problemas espirituais definitivamente? Mude a você, seus hábitos, suas condutas e sua forma de viver.


A religião pode abrir descobertas fantásticas a seu respeito, porém esse não parece ser o grande objetivo da maioria delas que enfraquece a relação de autoamor e desloca para Deus a responsabilidade das mudanças que você é quem tem que fazer. Deus é importante. Ele próprio, no entanto, certamente espera de você sua postura, sua decisão e seu esforço. Rogue tudo que desejar a Ele e faça sua parte para merecer o que pede.


Sem generalizar, infelizmente a religião que deveria ter um papel educativo e transformador de personalidades, quase sempre está mais para uma organização produtora de medo, de culpa e de uma vida puritana distante da realidade. Sem generalizar, volto a frisar…


Você precisa de religião ou terapia? Provavelmente as duas, entretanto, as reflexões aqui descritas visam destacar que têm muitas pessoas querendo resolver com religião o que só é possível ser resolvido com terapia. Com isso, adiam seu sofrimento, extinguem sua fé e exigem de si algo muito além do que podem dar. O orgulho religioso tem feito enorme mal em todas as religiões.


Criar uma relação de amor com Deus ou com entidades espirituais sem criar uma relação de amor com você mesmo, pode abrir condições mentais para dores emocionais profundas. Aproximar muito de Deus sem aprender a aproximar de você mesmo é um contrassenso. Deus te ama sim. Infelizmente isso vai valer de muito pouco, se você não aprender a amar a você mesmo. Com autoamor você se torna um espelho para o amor do Criador.


Sem qualquer menosprezo à religião, no que diz respeito a ser alguém melhor e mais autêntico, parece que, cada vez mais, isso se torna uma missão assumida com êxito pela terapia e pelos terapeutas…


Tudo se resume em um único ponto: mais importante que religião é o amor que você conquista por você, pela vida e pelo seu próximo.




Se houver amor, tanto pela terapia, como pela religião, você encontrará a paz.

Comentários