17 “fatos” que a escola te ensinou errado

1) A mais alta

Hero4-MKSS
O Everest não é o pico mais alto de Terra, e sim o vulcão Mauna Kea, que, apesar de ter seis mil metros abaixo do oceano, é 2 mil mais alto que o Everest. Ou seja, ele é maior tanto pra cima quanto pra baixo.

2) O mais inóspito

5095058671014732
E o Saara, por sua vez, não é o maior deserto do mundo, e sim a Antártida. Afinal, lá não há chuvas e poucas espécies sobrevivem – ninguém disse que um deserto precisa ter areia!

3) Olé!

Toreador-Core-Fund
Não é que touros não gostem de vermelho. O que eles não gostam é de uma pessoa desafiando eles, como um toureiro balançando uma capa. O vermelho só ajuda por ser uma cor viva, que possivelmente eles nem conseguem enxergar.

4) Habibi Noel

IMG_0378
O Papai Noel original vem de mitos da Turquia, inspirado por São Nicolau. Como a areia do local que vive virou neve, ninguém sabe.

5) Dom Perignon

Dom Perignon White Wine Mission hosted by Serge And Tatiana Sorokko with Menu by Richard Geoffroy
Se você acha que foi ele o inventor do champagne, na França, errou de novo. Os burgúndios, que habitavam a região hoje alemã, já consumiam a bebida há mais de 1 século antes do monge francês aprender a receita.

6) Tô bege

beige
A cor do Universo, na verdade, seria bege, e não preto – de acordo com astrônomos!

7) 24 horas é mesmo?

25hour-clock1
Se pensarmos que na verdade a duração de um dia varia de acordo com o tempo que a Terra levou para completar sua rotação, dá pra entender porque esse não é um número exato. A maior parte dos dias tem mais ou menos 24 horas,  mas eles podem se alongar ou encurtar.

8) Deus da guerra

50950586710133532
O planeta Marte não é vermelho. Na verdade, essa é a cor de sua atmosfera, assim como a da Terra é branca e azul, cores que nenhum de nós vê no chão ao caminhar em uma avenida movimentada, certo?

9) Como assim?

states
Sólido, líquido e gasoso. Talvez plasma. Esses são os estados possíveis para a matéria que existem, certo? Errado. Na verdade, existem mais de 15 deles – alguns unicamente observáveis em ambientes de laboratório ou teorias.

10) Mentiras, mentiras

normal_Giant-desert-centipede-14aug03-01
Então, a centopeia tem esse nome por ter cem pés, certo? Mas o problema é que na verdade centopeias com 100 patas são raríssimas, já o número pode variar entre 15 e 191 pares, o que torna o feito de achar uma com 100 pés mais ou menos como achar um trevo de quatro folhas.

11) Timidez

avestruz c cabeça enterrada
O avestruz cava, sim, mas não é para enterrar a cabeça, e sim os ovos. Por algum motivo, como muitas outras coisas que aparecem frequentemente em desenhos animados, as pessoas começaram a associar esse “comportamento de defesa” ao animal, o que não passa de ficção.

12) Coelho por lebre

lebre-no-campo
O Pernalonga, na verdade, não é um coelho, e sim uma lebre. Por isso ele é cinza, e não branco!

13) Mosca por cachorro

50950586710141114
E a Laika, o “primeiro” animal a ser mandado para o espaço, na verdade não foi a primeira. Quem ocupa esse posto é uma mosca.

14) Perdido na tradução

young-mozart
Se você acha que seu nome é ruim, imagine só o pobre Mozart. O nome dele era Joannes Theophilus Wolfgangus Crisostomo Mozart. “Mas e o Amadeus?”, você pergunta? Esse era na verdade um apelido que um príncipe prussiano lhe deu, Wolfgang Gottlieb, ou “wolfgang amado por deus”. Mozart gostou tanto do nome que começou a assinar cartas com ele, e daí a associação.

15) Até deu sede

a_wild_green_sea_turtle
A água não é “insípida, inodora e incolor”. Essas são características da água destilada. As naturais têm íons, sais minerais e outras substâncias que podem dar tons coloridos (como azul e verde) e também sabor. Além disso, só a água ao nível do mar ferve aos 100º; na verdade, quanto mais alto o local, mais rápido.

16) Já vi maiores

ribbon_worm_lineus_longissimus_bootlace_21-03-12_2
A Baleia Azul não é o maior animal do mundo, e sim o verme Lineus. Enquanto ela chega a 33 metros, ele vai até os 40. Imagine um desse em você.

17) Tinhoso

50950586710141323

A vida inteira você teve calafrios ao ver o número 666? Pra você é a mesma coisa que fazer macumba escrever isso em algum lugar? Então, desculpe te decepcionar, mas, de acordo com pesquisadores britânicos que estudaram as escrituras originais da Bíblia, o número é 616. Exatamente, 666 foi um erro de tradução.

Comentários