JR Comenta: Novo presidente da Petrobrás investigado pelo MP e polícia f...

Publicado em 8 de fev de 2015
Locais de encontro pelo impeachment de Dilma: https://www.facebook.com/tvrevolta/ph...
A Petrobras informou que seu Conselho de Administração, em reunião realizada nesta sexta-feira (6), aprovou, por maioria, a eleição de Aldemir Bendine para ocupar o cargo de presidente da companhia, em substituição à atual presidente, Maria das Graças Silva Foster. A eleição é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas. Maria das Graças Silva Foster se desligou também do Conselho de Administração da Companhia.

Aldemir Bendine era presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. É graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos.

O Conselho de Administração também elegeu, por maioria, Ivan de Souza Monteiro como diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa. Ivan Monteiro era vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de diretor Comercial, vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, além de presidente do Conselho de Supervisão da BB AG. É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela Inatel-MG, com MBA em Finanças e Gestão.

Foram eleitos para a diretoria da Petrobras a atual gerente executiva de Exploração e Produção Corporativa, Solange da Silva Guedes, como diretora de Exploração e Produção, em substituição a José Miranda Formigli Filho. Solange Guedes é doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de exploração e produção.

Pouco depois da confirmação da transferência de Aldemir Bendine da presidência do Banco do Brasil (BB) para a Petrobras, o Ministério Público Federal de São Paulo divulgou uma nota informando que foi pedido na tarde desta sexta-feira (6) a abertura de inquérito na Polícia Federal (PF) para investigar se houve irregularidades na concessão "de pelo menos um empréstimo irregular do Banco do Brasil a uma empresária".
Segundo representação de um grupo de funcionários do BB, a operação de crédito que será alvo de investigação aconteceu em 2013 (época em que Bendine presidia a instituição financeira), quando o banco federal disponibilizou R$ 2,79 milhões à cliente vindos da linha de financiamento BNDES Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos). Ainda de acordo com o comunicado do MPF, o cadastro da empresária teria restrições que impediriam a liberação de recursos.

Em outubro do ano passado, quando o empréstimo para a empresa de Val Marchiori foi divulgado em reportagem do jornal "Folha de S. Paulo", falou-se que a liberação dos recursos teria ocorrido com o aval de Bendine, que seria amigo muito próximo da cliente famosa. A história da possível irregularidade pegou mal. Tanto que o executivo do BB, que negou envolvimento com Val Marchiori, teria conversado com Guido Mantega, ministro da Fazenda, e colocado o cargo à disposição.

Nesta semana, segundo comunicado, a Justiça Federal informou ao BB a determinação para que forneça aos procuradores documentos sobre os empréstimos concedidos à empresária desde 2009. Em outubro do ano passado, quando a reportagem do jornal foi publicada, o MPF já havia feito o pedido, mas o banco teria alegado ser necessária uma ordem judicial de quebra de sigilo bancário dos envolvidos para atender à solicitação. Acionado, o Judiciário descartou essa condição por se tratar de recursos públicos e deu prazo de cinco dias para que o BB disponibilize a documentação.

O MPF informou que aguarda o envio do material. Com a instauração do inquérito, os procuradores pedem que a Polícia Federal aprofunde as investigações.

Agência Brasil e Ig

Comentários