Você já percebeu que existem dois tipos de pipoca?

Você já percebeu que existem dois tipos de pipoca?


Em primeiro lugar, você não pode fazer qualquer tipo de pipoca.

Você tem que usar – sim – milho para pipoca, um tipo de milho que, crucialmente, tem uma casca dura. Caso você nunca tenha feito pipoca e nunca viu antes, é isso que acontece antes de o milho estourar:
Bill Ebbesen / Creative Commons / Via en.wikipedia.org

Quando você aquece o milho, a pequena porção de água dentro do grão se transforma em vapor e se expande.



Quando não há mais espaço para se expandir dentro do grão e a pressão se torna muito alta, ele explode, conforme é demonstrado neste GIF de um vídeo do Slow Mo Guys.

De acordo com The Popcorn Board:


Por volta dos 100 graus a água vira vapor e transforma o amido do interior de cada grão em uma substância gelatinosa super quente. O grão continua a aquecer a até 175 graus. A pressão no interior do grão alcançará 9,49 quilos por centímetro quadrado antes de finalmente estourar a casca de dentro para fora.
Quando explode, o vapor de dentro do grão é liberado. O amido macio de dentro do milho infla e é derramado, esfriando imediatamente e ficando daquela forma estranha que conhecemos e amamos.

Mas a diversão não acaba por aqui. Há dois tipos de milho-pipoca: cogumelo e borboleta.



Bunchofgrapes / Creative Commons / Via Wikimedia Commons - commons.wikimedia.org
De acordo com Specialty Corns (CRC Press, 2000) de Arnel R. Hallauer, a pipoca borboleta (direita) “é associada à delicadeza e liberdade da casca”, enquanto que a pipoca cogumelo (esquerda) é mais apropriada para temperos por ter melhor manuseio.


Os dois tipos se formam de jeitos levemente diferentes.

Com a pipoca cogumelo, o grão se expande uniformemente. Mas com a pipoca borboleta, o amido no interior sai por onde a casca do grão quebrar primeiro, basicamente virando a casca ao avesso. Você pode ver a pipoca borboleta se formando nestes GIFs:








Agora você já sabe.




Comentários