Campo 731: Bactérias – A Maldade Humana

Campo 731: Bactérias – A Maldade Humana

Conversando com minha esposa, ela estava falando sobre as atrocidades do holocausto e que foi um absurdo que fizeram com os judeus, porem, disse que infelizmente em uma guerra todos sofreram, não importa onde, sempre houve torturas e crimes gravíssimos. Inclusive do Japão (sou descendente), muitos não imaginam, mas como qualquer outro país fizeram atrocidades durante a guerra. Este filme de origem chinesa, quiseram mostrar uma dessas atrocidades, tudo baseado em relatos do proprio médico que efetuava isso em suas anotações. Segue abaixo um pouco da historia e mais abaixo o filme.

A Unidade 731 foi denominada oficialmente Departamento de prevenção de epidemias e purificação de água (関東軍防疫給水部本部Kantōgun Bōeki Kyūsuibu Honbu) do exército de Guangdong, originalmente sob comando da Kempeitai (polícia militar). Foi ajustada àspolíticas, ideologias e seções da kenpeitai da pré-guerra japonesa no Pacífico. Significou se opôr a ideologia e influência política dos inimigos, e reforçar a ideologia de unidades militares.


A Unidade ficava localizada no distrito de Pingfang, na cidade de Harbin, no estado fantoche de Manchukuo (nordeste da China). Foi responsável por alguns dos crimes de guerra na China e outros países da Ásia, numas das maiores atrocidades realizadas pelo exército imperial japonês1 , agindo de forma muito similar aos famosos experimentos humanos nazistas.


Entre outros experimentos praticados pelos médicos e militares japoneses em prisioneiros e civis chineses, soviéticos, filipinos e de nacionalidades pertencentes a paísesAliados1 , ocorreram vivissecções, isto é, dissecações de pessoas vivas, em alguns casos, sem anestesia, retirando órgão por órgão até ao óbito1 ; expostos a mudanças extremas de temperatura1 , ou a temperaturas excessivamente baixas1 ; gaseamento dos prisioneiros levando-os à morte por Sufocamento; ou mesmo enclausurados em câmaras de descompressão, enquanto pesquisadores cronometravam dados como o tempo para que os olhos explodissem2 . Foram disseminadas doenças e pestes como tifo,cólera, peste bubônica, disenteria e antraz em várias cidades chinesas, levando aproximadamente duzentas mil pessoas à morte1 .O lugar até ficou conhecido como "Auschwitz asiática" por conta de todas essas atrocidades.


Além do governo japonês, no pós-Guerra, o governo norte-americano ficou a conhecer a unidade e as atividades realizadas durante o período de Guerra1 . No entanto, o Governo Americano concedeu imunidade aos perpetradores e ajudou a encobrir acontecimentos e provas em troca de dados1 . Assim, os crimes de guerra cometidos foram mantidos em segredo para o resto do mundo até virem à tona a verdade em 1989 com a descoberta de cadáveres no subsolo da cidade de Tóquio por operários de construção.


Sendo impossível ocultar por mais tempo a verdade, muitos fatos foram levados ao público e vítimas deixam o estado de silêncio e deram seus depoimentos sobre a unidade 731, muitas das quais são soldados norte-americanos que foram cobaias em experiências sob o comando do general Shiro Ishii, oficial do exército de Guangdong.


O filme de 1988, produção conjunta de Hong Kong/República Popular da China, Hei tai yang 731 (em inglês: Men Behind the Sun, em português: Campo 731: Bactérias, a maldade Humana) retrata as experiências da Unidade 731.3


Essas atrocidades causadas pelo exército japonês na época da Segunda Grande Guerra inspiraram a banda de Thrash metal Slayer a compor a música Unit 731.

Comentários