A humanidade está regredindo? Temos hoje avanços reais ou a sociedade, em geral, perde cultura e cultua apenas a beleza em detrimento dos valores da alma?

Roger Responde – A humanidade está regredindo? Temos hoje avanços reais ou a sociedade, em geral, perde cultura e cultua apenas a beleza em detrimento dos valores da alma?


265 – Pergunta (30/03/2015): Amigo Roger, se puderes, responda esta pergunta de um idoso desalentado com o mundo. Por que sinto que estamos involuindo, em vez de evoluir, como apregoa a chegada da Nova Era? Sinto as pessoas mais vazias, sem conteúdo, e imbecilizadas pela TV e Internet. Meus netos não leem nada e, quando escrevem, é uma tragédia. Muitos erros de gramática e ortografia. Isto que eles estudaram em bons colégios. A juventude anda tão vazia por dentro. Só pensam na beleza exterior. Não sei. Talvez seja só um devaneio de um homem velho no final de sua jornada terrena. Sinto saudades da época em que as pessoas liam bons livros. Hoje em dia estão hipnotizadas por uma tela de telefone celular que não agrega sabedoria nem conhecimento. Abraços, querido amigo! Continue firme na sua missão de espargir luz entre as trevas da vida humana. O teu trabalho é um manjar celestial para pessoas como eu.

Roger: Querido amigo, desculpe pela demora em responder a este teu questionamento. Mas cada resposta tem o seu momento para ser trazida à luz. Concordo muito com as tuas argumentações. Muito mesmo… Apesar de não ter a tua idade, quando eu era adolescente, lembro como era salutar as boas leituras e divagações filosóficas com os amigos, onde todos baseavam seus argumentos em sábios pensadores e renomados professores. Hoje em dia, com a febre das redes sociais, todo mundo se acha qualificado para comentar assuntos que desconhece, tornando o conhecimento geral algo muito pobre e de credibilidade duvidosa; sempre baseado no “achismo” de cada um… Sem contar que as pessoas perdem importantes horas em discussões estéreis e improdutivas em redes sociais, sendo que poderiam estar se dedicando a adquirir verdadeira cultura que encontramos nos livros. Basta verificar as postagens de seu Facebook por meia hora para perceber o quão pobre encontra-se o nível de consciência e de cultura geral.

Outro sintoma desse declínio cultural é a aversão pelos textos escritos mais longos e bem elaborados. As pessoas não leem mais. E não é apenas preguiça, mas sim total falta de capacidade de concentração mental para ler textos mais elaborados. Assim como acontece com aquela pessoa sedentária que sente rápida fadiga muscular ao correr ou realizar atividade esportiva, assim acontece também com pessoas que não têm o hábito diário de realizar leituras edificantes. Tanto que se a postagem numa rede social não tiver uma “figurinha significativa”, ninguém lê. E como esta nova geração “desconhece” a grafia das palavras, (devido a raramente olharem para elas) nos deparamos com palavras como “difíssil”, “viajem”, “comunicassão”, “ezijir”, “percurço”, “ezalstivo” entre outros crimes ortográficos. Sei que o importante é se comunicar, e não apenas escrever bem. No entanto, geralmente quem escreve errado não possui clareza de pensamento para elaborar um texto inteligível. E isso ocorre por um simples motivo: não existe o hábito de ler textos elaborados por pessoas qualificadas.

Tenho observado, em função disso, um grande desinteresse dos leitores por essa sessão de perguntas e respostas. Raros comentam e raros “curtem” quando divulgamos no Facebook. Em vista disso, e para poder me dedicar mais integralmente ao novo livro, a partir dessa semana a sessão Roger Responde se tornará quinzenal. Responderei perguntas, semana sim, semana não. Até mesmo por já termos 265 perguntas respondidas, muito ricas em informação. E mesmo assim, com frequência, recebo perguntas que já foram respondidas. Bastaria procurarem em todo o acervo de respostas no site (que é fácil de pesquisar). Isto talvez seja fruto de um outro fenômeno gerado pela “era digital”: a ansiedade crônica e o déficit de atenção. Hoje em dia poucos dedicam mais do que cinco segundos em cada texto, fazendo com que não absorvam a informação com qualidade. Soma-se a isso o conjunto enorme de informação distorcida que temos na Internet (principalmente nas redes sociais) para causar uma grave distorção na percepção e entendimento dos fatos por parte das pessoas em geral.

De antemão, peço desculpas aos fiéis leitores da sessão Roger Responde. Mas sei que eles entendem que um bom livro lançado é mais importante que respostas semanais. Além disso, procurando adaptar-me aos “novos tempos”, pretendo realizar alguns vídeos sobre temas importantes, de no máximo dez minutos, e postar no Youtube e divulgar nas redes sociais. É uma forma de manter vivo o saber espiritual em um tempo em que, infelizmente, a humanidade está “afastada das letras”. Da mesma forma, continuarei escrevendo livros com firmeza e prazer. O bom de escrever livros é que eles são eternos, imortais! Todos nós voltaremos para o plano espiritual e eles continuarão aqui, atendendo às gerações futuras que, esperamos, resgatará a verdadeira cultura, longe dessa comunicação quase tribal, por sinais e imagens, e longe das mensagens enlatadas com conteúdo questionável que vemos todos os dias. Infelizmente, o saber não se popularizou com a era da Internet. Os sábios continuam os mesmos: aqueles que buscam desenvolver e ampliar a sua consciência por meio de conteúdos nobres. Os demais continuam fazendo o mesmo que faziam na época das cavernas: utilizam a plataforma tecnológica para atender seus interesses pequenos, geralmente em torno de fofocas e debates improdutivos. Não basta apenas aprender a ler. É preciso entender o que se lê e desenvolver o gosto por leituras nobres. O índice de analfabetismo melhorou muito no último século. No entanto o “analfabetismo funcional” continua grave.

Comentários