Entusiasta transforma HD dos anos 1970 no maior pendrive do mundo

Entusiasta transforma HD dos anos 1970 no maior pendrive do mundo

Por Redação Olhar Digital - em 21/04/2015 às 20h00


(Foto: reprodução)

Um homem resolveu assumir a nobre tarefa de criar o pior pendrive do mundo. Entusiasta de computadores, Christopher Parish, em seu tempo livre, decidiu pegar um disco rígido dos anos 1970, modelo DEC RL02 e adaptá-lo para os dias atuais, utilizando a interface USB.

Talvez você não fosse nascido nos anos 1970, mas o fato é que os computadores eram imensos, assim como todos os componentes da época. Um disco rígido não era diferente. E o mais interessante é que mesmo ocupando tanto espaço físico, o DEC RL02 capaz de armazenar apenas 10 megabytes.

Para referência, seriam necessários cerca de 6,6 mil unidades desse “pendrive” para comportar o instalador de GTA 5, que é dividido entre 7 DVDs em sua versão física para o PC.



Ou seja: não estamos exagerando ao dizer que é o pior pendrive do mundo. Ele é extremamente pesado, tem pouco espaço em disco e consome muita energia, dependendo de uma fonte externa de alimentação. Mesmo assim, é um dispositivo incrível.

O projeto de Parish foi exibido no Vintage Computer Festival, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Enquanto todos os outros expositores levaram computadores antigos, ele era o único com um laptop moderno, só que com esta peça gigante conectada via USB.

Via Kotaku e Hackaday

 Aprenda a tranformar R$: 20 em R$ 20.000

Comentários