Ansiedade – tratando com a Fitoenergética

Ansiedade – tratando com a Fitoenergética


Olá, pessoal querido, eu sou a Patrícia Cândido, do site luzdaserra.com.br e fitoenergetica.com.br. Sou escritora, filósofa, e atuo na área das terapias holísticas e alternativas há mais de 10 anos. Nos nossos sites, recebemos muitos e-mails e mensagens diariamente com dúvidas e questionamentos sobre um mal muito recorrente na vida atual: ansiedade.



Quem nunca sentiu ansiedade? Quem está livre dessa emoção, desse sentimento?

Imagine só: com a correria das grandes cidades, com o dia a dia agitado, com a instantaneidade das redes sociais, do mundo online, da informática, dos dispositivos móveis, quem não se sente ansioso? Pra saber o que está acontecendo, correndo atrás do relógio, pra fazer as suas coisas todos os dias, pra cumprir uma rotina pesada, uma enorme agenda de compromissos e terminar aquilo que precisa ser concluído?

Enfim, todos nós em algum momento do dia, sentimos um pouco, pelo menos, de ansiedade. Raramente encontramos alguém por aí que seja 100% zen ou que esteja relaxado na maior parte do dia, com seus músculos em pleno relaxamento.

Então eu estou aqui justamente para falar com você que sofre de ansiedade, assim como a maioria das pessoas do planeta.

E como que nós podemos fazer para amenizar essa emoção?

Como que nós podemos montar um tratamento Fitoenergético para ajudar a resolver essa questão da ansiedade.

Antes de falarmos do tratamento em si, nós precisamos compreender que existem vários tipos de ansiedade, pois você pode pensar que só existe um tipo de ansiedade, o que não é verdade! Mas eu posso afirmar para você que existem, pelo menos, quatro tipos de ansiedade.

A partir de agora, eu gostaria que você lesse com bastante atenção para saber em qual deles você se encaixa, e não se assuste se você se encaixar em todos os tipos, pois já tratei de muitas pessoas em consultório que sofriam com os quatro tipos.

E normalmente os quatro tipos ocorrem quando estamos fora do rumo da missão de nossa alma, quando estamos fora do prumo, quando não estamos agindo da maneira que nós gostaríamos, quando não somos quem gostaríamos de ser, e fazendo as coisas que gostaríamos de fazer.

Então vamos começar pelo tipo 1.

1. Ansiedade Fisica


A ansiedade física ocorre quando a pessoa tem muita energia de base acumulada, muita energia armazenada na região do 1º Chacra, ou Muladhara. Normalmente isso ocorre por falta de atividade física, falta de exercícios, de alongamento, falta de atividade sexual e pelo excesso de alimentação industrializada, com base em fast-food, refrigerantes, farinha branca, sal, leite, álcool e açúcar. Com tudo isso as funções orgânicas ficam desequilibradas, o ritmo cardíaco fica comprometido e surge a ansiedade até como um alerta para que a pessoa transforme o seu modo de viver. A ansiedade física é muito comum em pessoas que passam o dia inteiro sentadas, que ficam muito tempo no computador, jogando vídeo game. Esse é o típico caso das crianças hiperativas. Muitas vezes a idade muscular de um adolescente é a mesma de uma pessoa de 70 anos, pela falta de alongamento e vitalidade.



Então verifique se a sua ansiedade não tem origem nesses fatores, pois muitas vezes você está procurando uma terapia espiritual e o seu problema está na alimentação e na falta de exercícios.

2. Ansiedade Emocional


A ansiedade emocional é causada pelo desequilíbrio das emoções. Sentimentos como raiva, medo, mágoa, tristeza, preocupação, stress, arrependimento, geram ansiedade. Quando todos esses sentimentos encontram-se condensados dentro de nós, nos sentimos mal, pois nossa bússola interior indica que algo não está bem, que essas emoções não são condizentes com a nossa natureza. E nesse caso, quando sabemos que essas emoções estão lá, como sujeira embaixo do tapete, isso nos causa ansiedade, justamente por sabermos que estamos postergando, procrastinando algo que precisa de uma solução.

E todas essas questões emocionais são muito recorrentes na vida de qualquer ser humano, pois você pode sentir mágoas relacionadas aos seus pais, pode sentir raiva de uma situação que você não consegue resolver, fobia de insetos, água, fogo, lugares fechados. Tudo isso é bem normal até. O que não é normal, é ficar escondendo essa sujeira debaixo do tapete, pois as emoções precisam ser tratadas, transformadas em aprendizado, senão fatalmente elas se transformam em doenças. E isso quem afirma é a ciência moderna, através das mais avançadas pesquisas.

Um dos melhores caminhos para resolver a ansiedade emocional é a terapia, pois nesse contexto temos condições de conversar de forma profissional sobre as nossas emoções e transformá-las em grandes lições de vida. E claro, cada um de nós é livre para trilhar outros caminhos que se encaixem melhor conosco. Talvez você se adapte bem.

3. Ansiedade Mental


A ansiedade mental acontece dentro da sua cabeça quando você está com muitas ideias e não consegue colocá-las em prática, ou quando nem consegue colocá-las no papel. Isso tudo gera uma agitação mental exacerbada, um ritmo mental muito acelerado, e esse ritmo desenfreado causa ansiedade, e pode ocasionar também rinite, sinusite, congestão nasal, pois há uma congestão de ideias e pensamentos que não conseguem fluir.

O conselho que sempre dou para quem tem atividade mental acelerada, excesso de ideias, de criatividade e muitos compromissos, é que tenha uma agenda ou um bloco sempre a mão. Isso vai fazer com que você tire essas ideias da sua cabeça e as guarde em um lugar seguro. Hoje com os smartphones, tablets e tantos recursos eletrônicos, você realmente não precisa guardar todas as informações na sua cabeça. Inclusive, você nem precisa escrever, pois existem recursos para gravar a sua voz e criar uma lista de pendências.

Um outro caminho que recomendo para quem quer diminuir a atividade mental é a Yoga, pois essa prática trabalha questões como meditação, respiração, práticas físicas. A Yoga ajuda em todas as questões que envolvem a ansiedade, pois atua em todos os nossos corpos sutis. Talvez você prefira outras práticas, como Tai Chi Chuan ou similares, o importante é que você reserve um tempo para cuidar da sua mente.

4. Ansiedade Espiritual

A ansiedade espiritual acontece quando a pessoa está totalmente desorientada e desconectada de Deus, fora do rumo da missão da sua alma, quando não vê propósito em viver, quando não encontra sentido para a vida.

Quando esse tipo de ansiedade ocorre, muitas vezes há a invasão de energias intrusas, ou obsessores, que só se conectam energeticamente a quem possui uma energia similar.

A ansiedade espiritual também se dá em pessoas que não tem fé, que não rezam, quando existe iniciativa para alguma prática espiritual.

O conselho que dou nesse caso é que você busque algum tipo de prática espiritual que lhe agrade, realmente não importando a qual tipo de religião você pertença.

Existem milhares de práticas, que estão dentro das religiões ou fora delas.

Por exemplo, se lhe faz bem ir a um centro espírita uma vez por semana receber um passe, vá. Se lhe faz bem ir a igreja, a um culto, rezar um Pai Nosso ou tocar um tambor xamânico, faça. Se lhe faz bem praticar orações em casa sem procurar nenhuma religião, faça também.

Todos nós temos um espírito e precisamos amá-lo e cuidá-lo assim como cuidamos do nosso corpo físico todos os dias.

Normalmente quando tratamos a ansiedade espiritual, ela se manifesta em todos os outros níveis lhe trazendo uma sensação de paz, equilíbrio, amor e harmonia.



Elementos como fé e devoção ajudam muito a encontrar um caminho de luz e acalmar as questões que envolvem a ansiedade.

Bem, agora que você já conhece os quatro tipos de ansiedade, já pode utilizar a energia das plantas para amenizar e tratar desta dor que todos nós sentimos.

Eu montei um tratamento fitoenergético com algumas plantas que vão lhe ajudar a curar esses sintomas ou pelo menos, amenizar muito.

Você vai utilizar as seguintes plantas:

ERVA-DOCE – PARIPAROBA – IPÊ ROXO – TANSAGEM – CAPIM CIDREIRA

Agora as recomendações de como preparar seu tratamento:

1) Lembre-se que este tratamento está baseado na técnica Fitoenergética, portanto não confunda com Fitoterapia. Utilize as plantas recomendadas acima, e não as substitua por outras, ou correrá o risco de desbalancear a fórmula.

2) Adquira as plantas desidratas e as misture em um pote fechado.

3) Utilize em forma de Chá. Prepare uma xícara e use durante 14 dias, 2 vezes ao dia.

4) Misturar todas as plantas em um pote, e preparar uma xícara de chá com uma colher de chá desse composto.

5) Beba em forma de chá, 2 vezes por dia durante 14 dias, com intervalo mínimo de 4 horas entre as aplicações. O chá não precisa ser forte.

6) Nunca usar água de microondas ou aquecedores elétricos. Aquecer a água no fogo, sempre.

7) Preparar o chá a cada vez que for utilizar (não deixar preparado por mais de duas horas ou guardado na geladeira) e fazer uma oração, um mantra ou afirmação positiva sobre a xícara, para ativar a energia das plantas, antes de beber.

Eu gostaria muito de receber seu comentário sobre este artigo. Por favor, deixe sua opinião abaixo e muito sucesso em seu tratamento.

Grande Abraço, muita Luz e até o próximo artigo!

Patrícia Cândido

Comentários