Aprenda a extrair o áudio de um vídeo em MP3 com e sem programa

Aprenda a extrair o áudio de um vídeo em MP3 com e sem programa

Por Sérgio Oliveira RSS | 22.05.2015 às 09h10
Música streaming ouvido
Share
Quem viveu na década de 1990 e início dos anos 2000 sabe da dificuldade que era conseguir baixar uma única música em programas como Napster, KaZaa e afins. A lenta conexão discada nos forçava a deixar o computador ligado madrugada adentro para fazer o download de arquivos de pouco mais de 3 MB
Atualmente, a situação é bastante diferente e só não tem suas músicas preferidas quem não quer. Além de serviços de streaming de música, que atuam dentro da legalidade; e o YouTube, que nos permite ver e ouvir nossos artistas preferidos, ainda há aquele jeitinho de extrair músicas de arquivos de vídeo, estejam eles armazenados no computador ou na plataforma de vídeos do Google
Hoje, vamos aprender a fazer isso tanto usando um software instalado no computador quanto com ferramentas disponíveis online gratuitamente. Então, se você quer extrair aquele trecho de música de um clipe musical ou até mesmo de uma série, filme ou documentário, a hora é agora. 

Utilizando um programa 

Nessa categoria, um dos programas mais populares da atualidade é o Free Video To MP3 Converter que permite carregar vídeos e extrair deles o áudio direto para o computador. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado sem problemas. 
·         Download: Windows 
Passo 1 
Baixe e instale o Free Video To MP3 Converter no seu computador com Windows. Na sequência, abra o programa e, já na tela principal, clique em "Adicionar arquivos". 
Com o Free Video To MP3 Converter aberto, clique no botão
Com o Free Video To MP3 Converter aberto, clique no botão "Adicionar arquivos" para selecionar o arquivo cujo áudio será extraído (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 2 
Na janela que se abre, procure pelo arquivo de vídeo armazenado no seu computador que você deseja extrair o áudio. Feito isso, clique em "Abrir". 
Na janela de seleção, procure pelo arquivo que deseja extrair o áudio e confirme clicando no botão
Na janela de seleção, procure pelo arquivo que deseja extrair o áudio e confirme clicando no botão "Abrir" (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 3 
No campo "Salvar em", defina o local do computador onde você quer salvar o arquivo MP3 que será gerado. Logo abaixo, defina o formato de saída do arquivo para o padrão MP3 no campo "Qualidade". Por fim, clique na lista de seleção ao lado para definir a qualidade do áudio a ser extraído. 
Defina o local onde o arquivo de saída será armazenado e selecione a qualidade de áudio final
Defina o local onde o arquivo de saída será armazenado e selecione a qualidade de áudio final. Clique na imagem para ampliar (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Passo 4 
Dependendo da qualidade selecionada, o arquivo pode ter mais ou menos qualidade. Se você busca por qualidade, é imprescindível que selecione pelo menos 192 kbit/s de qualidade, sendo 320 kbit/s o máximo possível. Para quem quer poupar espaço, mas não quer abrir mão da qualidade, o conselho é escolher por 128 kbit/s. 
Atente para a qualidade de áudio do arquivo final, pois isso pode influenciar no tamanho do arquivo. Com essa característica definida, clique em
Atente para a qualidade de áudio do arquivo final, pois isso pode influenciar no tamanho do arquivo. Com essa característica definida, clique em "Converter" para dar início ao processo (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Feito isso, clique no botão "Convert" para dar início à extração do áudio do arquivo de vídeo selecionado. Depois de alguns instantes, o seu arquivo MP3 estará pronto para ser ouvido na pasta definida por você antes da extração. 
Vale lembrar que o Free Video To MP3 Converter também pode salvar arquivos em outros formatos, como WAV, WMA e FLAC

Utilizando ferramentas web 

Como você deve ter percebido, uma das grandes desvantagens do Free Video To MP3 Converter é que ele só extrai o áudio de arquivos de vídeo armazenados no seu computador. Caso o seu objetivo seja extrair o áudio de um vídeo hospedado no YouTube, há o Free YouTube To MP3 Converter, que funciona basicamente da mesma maneira, mas há um método ainda mais simples que não envolve a instalação de nenhum programa. 
Há inúmeras ferramentas que executam essa atividade disponíveis na internet, mas talvez o Listen To YouTube seja uma das mais populares da atualidade. No ar há uns bons anos, o site tem um visual simples, mas funciona perfeitamente, sem enrolação ou necessidade de instalação de plugins ou o Java. Para isso, basta copiar a URL do vídeo que você deseja extrair o áudio, acessar o Listen To YouTube, colar o endereço e clicar em "GO". 
Para usar o Listen To YouTube basta copiar a URL do vídeo cujo áudio deseja extrair, acessar o site e colar o endereço lá
Para usar o Listen To YouTube basta copiar a URL do vídeo cujo áudio deseja extrair, acessar o site e colar o endereço lá. Clique para ampliar (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)
O site fará uma rápida verificação da URL fornecida e logo na sequência oferecerá um link para o download do arquivo MP3.
Por fim, basta clicar em
Por fim, basta clicar em "Click here to get your Download Link" e em "Download MP3" para baixar o arquivo MP3 extraído. Clique para ampliar (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira) 
Basta salvar o arquivo MP3 no seu computador e pronto, assunto encerrado. Fácil, não é mesmo? 

Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/utilitarios/aprenda-a-extrair-o-audio-de-um-video-em-mp3-com-e-sem-programa/#ixzz3ay1u3NY0
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Comentários