Caixa-preta do petrolão revela volume absurdo de dinheiro e Dilma atropela a lei para segurar a do BNDES

Caixa-preta do petrolão revela volume absurdo de dinheiro e Dilma atropela a lei para segurar a do BNDES

26/05/2015 às 15:24 \ BrasilCultura

Gilma Rou7: Estou com o BNDES e não abro

Eduardo Leite, da Camargo Corrêa, disse à CPI da Petrobras que o PT roubou demais até mesmo para os padrões das empreiteiras:

“Ricardo Pessoa (dono da UTC) virou pra mim e reclamou: ‘Esse volume de coisas que a gente tem que pagar para o volume de contrato que temos é absurdo”.

Márcio Faria, presidente da Odebrecht, também reclamava dos valores cobrados, segundo Leite:

“Isso é de um desconforto absurdo”.

Leite confirmou que a Camargo Corrêa pagou 110 milhões de reais em propina entre 2007 e 2012, parte delas cobrada pelo então tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

“No segundo encontro que tivemos, ele disse que estávamos em débito com o pagamento de propina à diretoria de Serviços e me ofereceu quitar a dívida por meio de doações oficiais ao PT”.

O executivo contou que teve “n” encontros com Vaccari e que o pagamento de propina era uma “condição para o funcionamento” na relação da empreiteira com a Petrobras.

“A nossa relação dentro da Camargo Corrêa com o pagamento de propina se dava através dos conhecidos operadores, que eram cobradores contumazes e insistiam no pagamento. Se pedia uma reunião com o diretor da Petrobras, só conseguia se pagasse o que era pedido pelos operadores, como o Alberto Yousseff”.

Isto me lembra a Odebrecht, que só abocanhava contratos com o BNDES e ditaduras amigas do PT se pagasse um dinheirinho para o lobista Luiz Inácio Lula da Silva.

Dias atrás, para garantir o troco de Lula, Dilma Rousseff vetou a quebra de sigilo dos empréstimos feitos pelo banco, ferindo mais uma vez a Lei de Responsabilidade Fiscal:

“Art. 49. As contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.

Parágrafo único. A prestação de contas da União conterá demonstrativos do Tesouro Nacional e das agências financeiras oficiais de fomento, incluído o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, especificando os empréstimos e financiamentos concedidos com recursos oriundos dos orçamentos fiscal e da seguridade social e, no caso das agências financeiras, avaliação circunstanciada do impacto fiscal de suas atividades no exercício.”

O STF julga, nesta segunda, se o BNDES poderá ou não continuar escondendo os empréstimos, sob pretexto de manutenção de sigilo bancário.

Até mesmo para os padrões do Supremo petista, é contorcionismo demais permitir que Dilma descumpra tão descaradamente a lei.

Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Comentários