Em caso raro, cadela dá à luz 16 dálmatas em Três Corações, MG

Em caso raro, cadela dá à luz 16 dálmatas em Três Corações, MG

Trabalho de parto levou 11 horas e família da 'Céu' precisou ajudar.
Donos disseram que vão vender filhotinhos depois que eles desmamarem.

Veja o Vídeo:
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/05/em-caso-raro-cadela-da-luz-16-dalmatas-em-tres-coracoes-mg.html

Um caso raro. Assim pode ser descrito o parto de uma cadela da raça dálmata que ganhou 16 filhotinhos em Três Corações (MG). Até os donos do animal ajudaram no parto e agora toda a família se reveza para arrumar os cachorrinhos na hora de mamar.

Segundo a veterinária Fabiana Pinna, o número de filhotes gerados pela cadela é incomum. O recorde é de uma dálmata que gerou 18 filhotes em 2011 no Reino Unido. Em 2014, outra dálmata de Três Corações teve 15 cachorrinhos.

“É muito interessante porque o normal de cria é até 10 cães. Acima desse número, a gente considera que é uma ninhada diferenciada", explicou a veterinária.
Beliche virou cama improvisada da ninhada gigante
(Foto: Reprodução/EPTV)

Parto durou 11h
Céu, como a super mamãe é chamada, entrou em trabalho de parto no dia 13 de maio. Pelo tamanho da barriga, a família sabia que a cria seria grande, mas ninguém esperava 16 pequenos dálmatas. Foram 11h de parto. Os cachorrinhos começaram a nascer às 5h30 e o trabalho só terminou às 16h30. A família se revezou para ajudar a mamãe.

“Foi muita surpresa. Eu fui trabalhar e minha mãe avisou que tinham nascido dois", contou o mecânico Rafael Guilharducci. "Eu saí do serviço correndo, voltei e ajudei a tirar os filhotinhos, a limpar. Foi um atrás do outro".

Mas a maratona não terminou com o nascimento dos cachorrinhos. Criatividade e disposição se tornaram palavras de ordem para a família que usou um beliche para improvisar a cama dos filhotes.

Rafael conta que o local onde os 16 pequenos dálmatas dormem foi colocado em um quartinho e os familiares passaram a se revezar para ajudar com a amamentação. “Cada dia era um que dormia no quartinho", disse Rafael. "Colocávamos 5 em cada bacia que arrumamos e esperávamos para mamar. Íamos trocando, porque eles mamam a cada 2 horas."

Essa rotina deve se repetir durante cerca de 30 dias, até que os filhotes desmamem. A intenção da família de Céu é vender os cachorrinhos, uma vez que na casa já vivem outros dois cães.
Dálmata deu à luz 16 filhotinhos em Três Corações, MG (Foto: Reprodução/ EPTV)

Comentários