Snapchat: Aprenda a usar o app que envia mensagens autodestrutivas

Snapchat: Aprenda a usar o app que envia mensagens autodestrutivas

Por Sérgio Estrella RSS | 21.05.2015 às 20h05
Mensagens autodestrutivas
Share
Os aplicativos mensageiros estão se multiplicando. Quem antigamente só precisava se preocupar com o famigerado MSN, hoje em dia precisa manter contas no WhatsappFacebook MessengerSkypeGoogle Hangouts, BBM... e a lista não para de crescer. Cada um desses apps possui alguns diferenciais ou integrações que os tornam indispensáveis, mas na sua essência, todos funcionam da mesma maneira: é o clássico programa de troca de mensagens e lista de contatos.
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
E o que acontece num mercado saturado, onde todas as opções são mais ou menos parecidas? O primeiro a inovar se destaca! Este é o caso do Snapchat, o aplicativo mensageiro mais inovador dos últimos tempos que desafia conceitos básicos dados como certos no mundo da tecnologia, e está conquistando cada vez mais pessoas – principalmente os jovens.
O "problema" que o Snapchat pretende resolver é a obrigatoriadade de tudo o que for compartilhado no meio digital ter que ficar registrado, mas não apenas isso: seus textos, vídeos, imagens e links sempre podem ser copiados e compartilhados nas redes sociais, o que pode trazer muita dor de cabeça. No Snapchat não. Tudo o que você envia tem prazo de validade e desaparece poucos segundos depois. É como conversar pessoalmente. Perdeu aquele momento engraçado? Já era.

Mensagens de texto são coisas do passado

Outra característica importante do Snapchat é que as "conversas" podem ser feitas através de imagens ou vídeos. Nada de "Oi, tudo bem?", aqui o negócio é enviar uma foto ou vídeo para transmitir o que você quer dizer – mas não se preocupe, é possível escrever e até desenhar sobre as fotos. E ainda tem mais um detalhe: não é possível enviar imagens ou vídeos salvos no celular. Você precisar tirar a foto ou gravar o vídeo na mesma hora!
Após capturar a imagem ou vídeo que você vai mandar, o Snapchat permite configurar o prazo de validade do snap, que pode ter no máximo até 10 segundos (contados a partir da abertura do snap). Então você poderá personalizar a foto e escolher quais contatos a receberão (está aí outra característica do Snapchat: a possibilidade de enviar o mesmo snap para múltiplas pessoas). Para ver um snap recebido, basta tocar no nome do contato que o enviou e ficar pressionando. O snap aparecerá e a contagem regressiva para autodestruição da mensagem começará.
Snapchat chat
O Snapchat também conta com um chat para se comunicar com seus amigos, semelhante aos apps de mensagens comuns. Um dos diferenciais é que ele emite alertas assim que alguém começa a digitar algo para você. Ele também avisa se seu amigo estiver online caso você queira mandar uma mensagem para ele. Se ele estiver online, basta segurar o botão para compartilhar um vídeo ao vivo com ele.
Snapchat Snaps
Basta acessar um snap para que o contador comece a funcionar; ao chegar a 0, o snap desaparece para sempre (Reprodução/Snapchat Support).

Mas destrói mesmo?

Sim. Depois que o tempo acaba, a imagem ou vídeo é removida tanto do armazenamento do dispositivo quanto do servidor do Snapchat. E como fica o "Print Screen" nessa história? Pois é. Ainda é possível tirar um foto da tela do celular para guardar a imagem. Mas aí vem outra granda sacada do app: ele avisa se algum dos seus contatos tirar print de um snap seu. Da mesma forma, ele também avisa quando a mensagem foi entregue e aberta pelos destinatários.

E pra que eu usaria isso?

Um app de comunicação tão diferente como esse requer uma lógica diferente de utilização. Aqui o que vale é o momento. Quer mostrar algo engraçado que viu na rua sem se preocupar se ficou mal filmado/fotografado, ou se você está cometendo alguma gafe? É só mandar um snap! Seu amigo vai ver o que você quiser mostrar e pronto. Assim como o momento, o snap fica no passado. Percebe a agilidade da comunicação neste formato?

A "zueira" tem limite: até 10 segundos

Um dos principais fatores responsáveis pela popularização do Snapchat é a rapidez com que se consegue enviar piadas para os amigos. "Zoar" alguém para a turma toda sem deixar a "prova do crime" é uma das características preferidas dos brincalhões de Snapchat. É claro que muita gente se aproveita deste recurso para enviar conteúdo impróprio, mas aí vai da utilização (e dos amigos) de cada um.
Zuera Snapchat
Desenhar sobre fotos e animais de estimação são garantia de sucesso no Snapchat (Reprodução/BuzzFeed/Weknowmemes).

My Story e Our Story

No Snapchat você também pode seguir pessoas para ver o que elas postam em My Story, uma espécie de mural em que usuários podem postar imagens e vídeos que ficarão disponíveis por 24 horas.
Com o recurso Our Story, lançado em junho do último ano, usuários também podem reunir fotos e vídeos colaborativos em um único lugar, que pode ser acessado por pessoas de todo o mundo. A funcionalidade serve para reunir vídeos e fotos de um evento específico caso estejam presentes nele.
Níveis de amizade
O Snapchap usa emojis para classificar os níveis de amizade entre você e seus amigos. O recurso, implementado recentemente, classifica seus amigos em 6 categorias. Uma delas, a "#1 BFF" aparece com um coração dourado. Seus melhores amigos aparecem com uma carinha feliz.
Além disso, quando vocês têm um melhor amigo em comum, aparece uma carinha de óculos esculos; quando vocês compartilham o mesmo #1 BFF, aparece um emoji com um sorriso largo; quando alguém é um dos seus melhores amigos, mas você não é um dele, aparece uma carinha com um sorriso torto. Há também um emoji de fogo para os amigos com quem você tem trocado snaps por vários dias consecutivos.
O Snapchat também envia alertas para te lembrar de algumas pessoas com quem você não conversa faz tempo, em uma seção chamada Needs Love. A seção aparece na hora em que você está se preparando para enviar um novo Snap e rola sua lista de contatos para baixo. O app, no entanto, só faz isso com os contatos com quem você costumava falar com frequência
A fim de dar uma chance para essa nova experiência de mensagens pelo celular? É só começar a usar! Caso você ainda não tenha o Snapchat instalado em seu smartphone, você pode instalar a versão para Android a partir da Google Play Store e a versão para iOS pela App Store. Infelizmente o aplicativo só está disponível em inglês, mas por ser de fácil utilização, o idioma não deve ser grande problema para a maioria dos usuários. Caso tenha dúvidas para usar as funções do Snapchat, continue acompanhando os tutoriais do Canaltech sobre o app. Quer conhecer outros aplicativos essenciais para seu smartphone? Acesse nosso guia para novos usuários de smartphone.


Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/mobile/conhece-o-snapchat-aprenda-a-usar-o-app-que-envia-mensagens-autodestrutivas/#ixzz3ay14hlxt
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Comentários