A Glândula Pineal na Confluência entre Oriente e Ocidente

A Glândula Pineal na Confluência entre Oriente e Ocidente

Enviado em 2 de junho de 2015 | Publicado por funiespirito

Mestre Yun Xiang Tseng, conhecido como Mestre Chen, renomado mestre da tradicional linhagem Taoísta chinesa de Wu Dang – que prioriza a meditação e os exercícios de Qi Gong (controle da energia interna) – e se preserva intacta ao longo de seus 700 anos de história – encontrou-se com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, no Pineal Mind Instituto de Saúde, na 5ª feira, dia 28 de maio de 2015.

Em sua terceira visita ao Brasil, Mestre Chen veio ministrar palestras e cursos de Tai Chi Chuan, Qi Gong e Meditação da linhagem de Wu Dang, entre outras atividades. O encontro no Pineal Mind foi promovido por uma de suas discípulas, Kátia Massuda, que também freqüenta os cursos ministrados pelo Dr. Sérgio Felipe, e que vislumbrou haver uma confluência e uma sincronia muito grande entre os ensinamentos do mestre chinês e do médico brasileiro.

A história do Mestre Chen é bastante curiosa. Descendente direto da linhagem Wu Dang de mestres taoístas, em tenra idade fora escolhido para estudar na tradicional montanha chinesa Wu Dang com a Mestre Li Cheng Yu. Após intensos estudos com a Mestre Li, ela o enviou para os Estados Unidos da América para que ele ensinasse e compartilhasse, de forma ampliada, esta antiga sabedoria e arte da cura. Mestre Chen tornou-se conhecido pelo seu profundo conhecimento da tradição Wu Dang e por sua habilidade em envolver seus alunos de forma intensa e bem humorada. Milhares de aprendizes, de todo o mundo, já foram inspirados a procurar o “seu mestre interior” pelos ensinamentos obtidos com Mestre Chen.

Durante o encontro, Dr. Sérgio Felipe apresentou os seus estudos de décadas sobre a glândula pineal, enquanto Mestre Chen descreveu uma série de aspectos de sua tradição taoísta e de suas meditações que, coincidentemente, abordam centralmente a glândula pineal na sua importância para a saúde. Conforme a tradição Wudang, nas palavras de Mestre Chen, o “Tai Chi Chuan não é só forma: Tai Chi Chuan é fundamentalmente ‘Chí’, a energia vital. Sem o cultivo do ‘Chí’, do Tai Chi Chuan resta apenas o corpo”.

Segundo ele, de acordo com o que pôde vislumbrar e apreender através de inúmeras meditações, o fortalecimento do “Chí” está muito ligado à glândula pineal (uma espécie de portal para o “Chí”), que propicia o cultivo e a abertura desta energia vital para novas potencialidades do corpo (para além da materialidade), da saúde e da espiritualidade. “Entre os simples opostos ‘sim’ e ‘não’ há um potente ‘pode ser’ (may-be) representado pelo ‘Chí’, a energia vital representada pela glândula pineal”, descreveu Mestre Chen, certamente remetendo à dinâmica teoria do yin yang, conforme os ensinamentos do I Ching e da filosofia taoísta fundamentada em Lao Zi, desenvolvida por ele em suas meditações.

As coincidências nas conclusões éticas, medicinais e filosóficas chegadas por ambos, Dr. Sérgio Felipe e Mestre Chen, por meio de caminhos bastante distintos (uma abordagem ocidental e outra oriental sobre a glândula pineal e os seus desdobramentos para o corpo, a saúde e a espiritualidade), foram bastante ressaltadas durante todo o encontro. Houve uma grande empatia, confluência e afinidade entre os dois, que combinaram trocar mais experiências num futuro breve, e programar eventos em conjunto, de intercâmbio entre as respectivas tradições oriental e ocidental, na busca pelo conhecimento comum e pelo desenvolvimento humano.

Comentários