“Capelinha de Melão, é de São João, É de cravo é de rosa é de manjericão.

“Capelinha de Melão, é de São João, É de cravo é de rosa é de manjericão.

São João está dormindo não acorda não, acordai, acordai, acordai, João "


E a gente vai cantando porque foi assim que nos ensinaram até que um dia você se pergunta:

- Afinal o que é uma Capelinha de Melão ?


Se você esta vendo a foto  e pensa que já descobriu o que é uma “capelinha de melão”, você está redondamente  enganado.

Certo é que este não é um costume só aqui do Sudeste do Brasil, e a primeira vista a capelinha acima nos parece uma delicada representação de uma devoção... mas não é isso, ou pelo menos não é só isso!  Alguém em algum momento resolveu achar que essa deveria ser a "Capelinha  de Melão" e resolveu montar uma como diz a música, mas apesar de ela ser linda... errou; melhor dizendo: talvez não tenha errado e a capelinha acima se incorpore ao nosso folclore mas  a origem da “capelinha de melão” vem lá do Rio Grande do Norte e na busca da verdadeira capelinha a gente vai descobrindo muitas coisas... uma mais linda que a outra.

Primeiro descobri que a palavra “capela” é o nome dado a uma “reunião de foliões durante a festa de São Joa. Em Portugal é “coroa de flores ou folhas ”, e em outros lugares como no Rio Grande do Norte, a tal da “capelinha” é um folguedo junino com cânticos pastoris realizado na noite de São João. 






As dançarinas se apresentam em numero par, sempre com roupas e sapatos brancos tendo na cabeça uma "capelinha" de "flores de melão de São Caetano". Faixas azuis ou vermelhas partindo do ombro se entrecruzam no busto e terminam com um grande laço abaixo da cintura.


Todas cantam e dançam tendo nas mãos uma "lanterninha" com a vela acesa e uma bandeirola de São João.



Melão de São João:

httpssites.google.comsitebiodiversida

"Os instrumentos que acompanham  as cantantes são: violão, rabeca, clarineta solista e, hoje em dia, a sanfona e o pandeiro.

No final da dança, duas moças retiram o "diadema" da cabeça e colocam em seu lugar panos enfeitados com moedinhas de papelão dourado e ficam com aspecto de ciganas. Com uma bandeja na mão elas percorrem a plateia masculina pedindo esmolas. Enquanto colhem as esmolas cantam e esse canto é respondido pelo coro das jovens que ficaram no tablado"



“São João está dormindo, não acorda não
Acordai, Acordai, Acordai João “


Mas porque devemos acordar São João ?




Diz a tradição que São João gosta muito de festas e que ele adormece no dia 24 de junho pois se ficar acordado e ver as fogueiras que são acesas em sua homenagem ele não resiste e volta para a Terra.

Os fogos de artifício são lançados ao céu para “acordar o João" e chamar ele para vir para a festa !

São João é bem festeiro !

E ENTÃO COMO DESCOBRI ISSO ?


Bem,  eu pesquiso sobre "Capelas da Santa Cruz, Cruzes de Beira de Estrada e Cruzeiros" e um dia na minha pesquisa um amigo me disse :

- Ah! Pode deixar que eu vou tirar uma foto de uma dessas "Capelinhas de Melão" e te mandar !


Como assim... Capelinha de Melão ? Pensei ! 

- O que ele está falando?


 E então ele postou uma foto de uma Capela de Beira de Estrada.

(foto abaixo)

Não precisou de mais nada para eu ficar encimesmada... no mesmo momento me veio a música em mente e não teve jeito... fui em busca da história da "Capelinha de Melão" e agora nós podemos cantar e entender bem direitinho a canção:



“Capelinha de Melão,
É de São João,
É de cravo é de rosa é de manjericão.
São João está dormindo não acorda não...
Acordai,
Acordai,
Acordai,
João “



VIVA SÃO JOÃO !!!


Uma Capelinha da Santa Cruz
 ou como disse meu amigo :
uma "capelinha de melão"

Comentários