Chrome "espião": navegador ouvia tudo ao redor do usuário

Chrome "espião": navegador ouvia tudo ao redor do usuário



Um recurso inserido na atualização do Google Chrome para a versão 43 permitia que o navegador deixasse permanentemente ligado o microfone dos dispositivos na qual ela era instalada, captando todo o áudio ao seu redor.

De acordo com um usuário do Debian, após ser atualizado para a versão 43, o chrome automaticamente baixava (sem avisar ao usuário) a extensão "Chrome Hotword Shared Module", que continha código fechado.

O recurso tinha, inicialmente, a função de permitir que o navegador reconhecesse a frase "Ok, Google", usada por usuários para, em seguida, dar comandos de voz. No entanto, ele foi inserido no código do navegador como uma "caixa preta": um pedaço de código proprietário em um programa de código aberto. Com isso, o navegador passava a captar todo o áudio ao seu redor, sem que o usuário ficasse sabendo.

Isso fez com que alguns usuários reclamassem pelo 
fórum do Chromium, já que, em princípio, o código deveria ser completamente aberto para que outros usuários pudessem acessá-lo e verificar se estavam de acordo com ele. Um dos desenvolvedores comentou que era necessário ativar o comando de captação de áudio para que ele se iniciasse, o que, segundo outros usuários, não era verdade.

Após as críticas, no entanto, a empresa recuou e removeu totalmente esse componente do navegador. Segundo um dos desenvolvedores, "se não é código-aberto, não petence no navegador de código-aberto".

Comentários