Como Acariciar um Gato

 

Acariciar um gato parece simples, mas aqueles que não têm muita experiência com os bichanos (especialmente crianças) devem saber o que se pode ou não fazer ao se abordar e acariciar esses animais. Basta fazer gestos rápidos ou fortes ou encostar numa área em que o gato não goste de ser tocado para que ele se agite, o que pode resultar numa mordida ou num arranhão. Especialistas recomendam obedecer às condições do animal: procure tocá-lo apenas quando ele estiver receptivo e permita que ele tenha o controle da situação. É possível acariciar algumas áreas do gato, especialmente aquelas que possuem glândulas feromonas (que exalam cheiro), quase sem nenhum risco. Espalhar seu cheiro pelo território dá ao gato a sensação de segurança, o que o deixa alegre e satisfeito.[1] Aprender onde tocar o gato e a ler os sinais que ele emite quando quer ficar em paz vai permitir que o tempo que você e seu bichinho passam juntos seja mais divertido.
Anúncio

Parte 1 de 3: Deixando o gato vir até você

1.    Pet a Cat Step 1 Version 3.jpg
1
Antes de acariciar o bichano, permita-lhe farejar você para que ele fique tranquilo. Estenda a mão diante do gato e deixe o nariz dele tocar você.
·         Se ele demonstrar desinteresse ou desconfiança, talvez este não seja um bom momento para acariciá-lo. Espere um tempo, até que o humor do gato melhore um pouco.
·         No entanto, se, ao cheirar sua mão, o gato tocar nela com o focinho ou com a lateral da cabeça, ou se começar a esfregar o lado do corpo em você, é provável que ele receba bem um pouco de carinho. Com a palma da mão, toque o animal suavemente.
Anúncio
2.    Pet a Cat Step 2 Version 3.jpg
2
Ou espere que o animal se aproxime espontaneamente e toque em sua mão com a cabeça. Esse é um sinal de que ele está querendo um pouco de atenção.[2] Se você estiver ocupado no momento em que isso acontecer, dispense pelo menos um ou dois afagos ao gato, para que ele não se sinta ignorado.
3.    Pet a Cat Step 3 Version 3.jpg
3
Quando o gato pular em seu colo e se deitar, afague-o uma vez e observe a reação dele. Se ele expressar nervosismo, talvez ele só queira se deitar ali sem ser perturbado, já que o corpo dos humanos é uma fonte de calor. Se, por outro lado, ele ficar tranquilo, você pode continuar a acariciá-lo ao longo das costas ou nas partes do corpo que enumeramos na Parte 2 deste artigo.
4.    Pet a Cat Step 4 Version 3.jpg
4
Afague o gato quando ele estiver deitado de lado. Toque suavemente o lado dele que estiver virado para cima. Se ele miar ou ronronar, é porque está satisfeito.
·         Evite acariciar a barriga do animal (consulte o 1º tópico da Parte 3).
5.    Pet a Cat Step 5 Version 3.jpg
5
Espere que o gato ronrone (que é quando ele produz um ruído baixo e contínuo). Esse é um dos modos de o bichano sinalizar que está à procura de atenção ou pelo menos disposto a se socializar. Se ele, além de ronronar, esfregar a cabeça ou o quadril em seu tornozelo, está dizendo que quer um pouco de carinho agora. Às vezes só o que ele quer é um afago ou um cumprimento, e pode se irritar se for submetido a uma longa sessão de apertos e carinhos.
·         A altura do ronronar dá a medida da satisfação do animal: o gato está contente quando ronrona baixinho, e muito feliz quando ronrona alto. Um ruído muito alto, entretanto, denota felicidade excessiva, o que pode rapidamente se transformar em irritação — quando o seu gato estiver assim, seja cauteloso.
6.    Pet a Cat Step 6 Version 3.jpg
6
Observe os sinais de que o gato não quer mais ter contato. Às vezes, até carinhos que agradam o animal (especialmente os repetitivos) podem sobrecarregá-lo de estímulos e irritá-lo. Se estiver acariciando o gato enquanto presta atenção em outra coisa, pare quando ele lhe der uma leve mordida ou arranhão. Antes disso, porém, o felino dá outros sinais de que não quer mais ter contato. Deixe-o em paz se notar alguma das reações a seguir:
·         Orelhas abaixadas;
·         Agitação na cauda;
·         Inquietação;
·         Rosnado ou grunhido.[3]
Anúncio

Parte 2 de 3: Procure as áreas que contêm glândulas feromonas

1.    Pet a Cat Step 7 Version 3.jpg
1
Comece acariciando o queixo do animal. As unhas e pontas dos dedos são ótimas afagar o lado da cabeça dos bichanos, na região onde a mandíbula se une ao crânio. É possível que o gato force a cabeça contra sua mão, o que é um sinal de contentamento.[4][5]
2.    Pet a Cat Step 8 Version 2.jpg
2
Acaricie entre e atrás das orelhas. Esse é outra região por onde o gato libera feromônios. Use a parte macia das pontas dos dedos para alisar o local suavemente e, se o bichano retribuir com uma cabeçada de leve, está apenas marcando o território, demonstrando que te acha amigável.[6]
3.    Pet a Cat Step 9.jpg
3
Acaricie as bochechas do gato, bem atrás dos bigodes. Se ele gostar, pode projetar a cabeça para a frente, como se pedisse mais.[7]
4.    Pet a Cat Step 10.jpg
4
Use as costas da mão para alisar o lado da face do bichano. Quando perceber que ele não está oferecendo resistência, circule a cabeça dele com o dedão e use o dedo do meio para acariciar o "buço" (a região entre a boca e o focinho). Se o gato aceitar, é sinal de que está completamente entregue.
5.    Pet a Cat Step 11.jpg
5
Alise o gato da testa à cauda. Corra sua mão até a base da cauda dele repetidamente. Massageie a parte de trás do pescoço com pressão suave. Seja gentil e faça movimentos lentos e contínuos. Os carinhos devem sempre se dirigir da cabeça para a cauda; nunca fazer o sentido contrário. Isso desagrada alguns gatos.
·         Não toque a cauda nem as laterais do animal.
·         Se gostar do carinho, o gato arqueará as costas para cima, como se pedisse mais. Quando você terminar de acariciá-lo até a base da espinha e voltar para a testa, pode ser que ele dê uma leve cabeçada contra a sua mão, o que é uma forma de te encorajar a continuar. Mas se ele abaixar as orelhas, tentar se afastar de sua mão ou ir embora, pare de mexer com ele.
·         Quando estiver acariciando as costas do animal, não deixe a mão parada e nem coce um único ponto. O movimento precisa ser contínuo.

·         Aumente um pouco a pressão da carícia na base das costas, onde há mais glândulas feromonas. Pode até ser que ele goste de ser afagado nessa região.[8] Alguns gatos têm o hábito de morder de súbito a pessoa que os está acariciando quando sentem que já se socializaram o bastant

Comentários