O 'cerumano' atrás de likes - turistas invadem praia e interrompem desova de tartarugas

 

 

A natureza também precisa pagar por nossa ânsia para conseguir "likes" no Facebook?

Com esta pergunta, uma campanha veiculada no Facebook pela revista digital espanhola PlayGround Magazine encerra um daqueles vídeos criados para causar comoção nas redes sociais. São mais de 8 milhões de visualizações na rede social.

Segundo a descrição do vídeo (em espanhol), milhares de turistas foram à praia de Ostional, na Costa Rica, para presenciar o fenômeno da desova das tartarugas. Confira a versão que está no YouTube.

https://youtu.be/ofEM0KhVE2E


O local é um santuário de reprodução dos bichos. Normalmente fica isolado por causa da temporada de chuvas que alaga as pontes de acesso. Mas veio a seca e alguém achou uma ótima ideia fazer uma convocação para um evento no Facebook. O clima favorável tornou o evento um sucesso. Lá foram os turistas para acompanhar a desova.

Que pena. Qualquer um que já tenha ido a uma unidade do Projeto Tamar, no Brasil, sabe como esses ecossistemas são extremamente sensíveis. Sempre é tudo isolado da intervenção humana. Qualquer alteração pode prejudicar o desenvolvimento de uma espécie que vive ameaçada.

Uma reportagem do jornal El país, publicada hoje (23/09), descreve o que se viu na praia: "Espantadas com os milhares de turistas que se concentravam na praia (...) fazendo selfies e colocando seus filhos sobre os cascos das tartarugas, os répteis deram meia volta e regressaram ao mar", diz o texto.

Eu precisei ler novamente a parte do "fazendo selfies e colocando seus filhos sobre os cascos das tartarugas". Oi?

Um responsável pela praia disse que as tartarugas ficaram assustadas com os turistas e que o evento arruinou a desova da espécie.

Repito a pergunta do começo do texto: A natureza também precisa pagar por nossa ânsia para conseguir "likes" no Facebook? A resposta me parece óbvia.

Comentários