Especialista tira dúvidas sobre Zika vírus

Especialista tira dúvidas sobre Zika vírus



Zika vírus pode matar? Qual é o período gestacional mais perigoso para quem contraiu o vírus? Quem está infectado pode retransmitir o Zika? Essas e outras perguntas foram respondidas por Edimilson Migowski, doutor em infectologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As perguntas foram enviadas por leitores ao Facebook do EXTRA. Confira essas e outras dúvidas.
Um vídeo que está circulando nas redes sociais atribui diz que a microcefalia está sendo causada por uma vacina de rubéola vencida que o governo liberou para as grávidas. Isso faz sentido? (das leitoras Carla Abreu e Jaqueline Leocádio)
ADVERTISEMENT
Migowski: Não procede! É Mentira. E mesmo que fosse verdade (a liberação de vacina de rubéola para grávidas), não causaria microcefalia.
É verdade que crianças de até 7 anos podem ter sequelas se contraírem o Zika vírus? (da leitora Patrícia Avelino)
Migowski: Zika é um dos causadores da síndrome de Guillain Barre, que pode ocorrer em qualquer idade e deixar sequelas, ainda que boa parte dos casos, tratados com sucesso e de forma precoce, evoluam bem.
Quem já teve o Zika vírus pode pegar novamente? (da leitora Ana Cassia Paraguassú)
Migowski: A infecção pelo Zika é única. Essa é a verdade atual.
Quem já teve Zika corre algum risco se engravidar futuramente? (das leitoras Tuane Santana, Josélia Carvalho Paz e Gabi Alves).
Migowski: Não se tem certeza quanto ao diagnóstico. Apenas com exame físico e história clínica. Para ter certeza, tem que pesquisar o próprio vírus. Não existe, no presente momento, sorologia para Zika vírus, como tem para dengue e outras infecções. Eu acredito que é seguro engravidar um mês após o término da infecção. O problema, repito, é a falta de certeza quanto ao real diagnóstico.
Qual a idade gestacional mais perigosa de se contrair o Zika? (da leitora Daniela Cardoso)
Migowski: O primeiro trimestre é o período mais crítico, mas o conhecimento sobre o Zika vírus ainbda está em construção, e creio ser prudente manter-se afastada do mosquito durante toda a gestação.
Independentemente do período da gestação, o bebê corre o risco de ter microcefalia? (da leitora Marcelle Grativol)
Migowski: O risco é maior no primeiro trimestre. Ressalto que o cérebro tem o desenvolvimento mais exuberante no primeiro trimestre de gestação. Está bem documentado que infecções congênitas, ocorrendo mais tarde, também podem agredir o cérebro e comprometer o desenvolvimento do mesmo. Assim, manter o cuidado é FUNDAMENTAL.
Quem está infectado pode retransmitir o vírus de alguma forma?(do leitor Clóvis Mendes)
Migowski: Transmissão sexual pode ocorrer.
Zika pode matar? (da leitora Thaís Menezes)
Migowski: Pode, embora a tendência é de que o quadro seja brando com evolução satisfatória.
Por que a África convive com o Zika há anos e não tem um surto de microcefalia? (da leitora Lenilda Alves)
Migowski: Na África a doença é endêmica, o vírus circula há décadas! Acomete a população pediátrica que, ao chegar à idade adulta, já tendo tido a infecção quando criança, não voltará a ter quando estiver grávida.
Como os hospitais, médicos, enfermeiros entre outros que trabalham na área da saúde, estão sendo treinados para esse caso? (da leitora Marcelle Grativol)

Migowski: A UFRJ, em parceria com a Secretaria de estado de Saúde do Rio, fará no dia 15 de dezembro um evento com os maiores especialistas do Brasil para discutir os principais problemas envolvendo os vírus transmitidos pelo Aedes aegypti. Esse será o primeiro evento de uma série para discutir essas enfermidades.

Comentários