7 partes de nosso corpo que não têm mais utilidade

7 partes de nosso corpo que não têm mais utilidade

Dos mamilos masculinos até os dentes do siso - sete partes do corpo que precisamos mais


Foram necessários seis milhões de anos para que os seres humanos evoluíssem de nossos ancestrais para o que somos hoje. consequentemente, nossa fisiologia mudou, embora nem sempre para melhor. Fonte: independent.co.uk

Cóccix
Nós não precisamos mais de caudas. Já conseguimos nos equilibrar perfeitamente sem elas. Entretanto, muitos mamíferos desenvolvem uma  em algum ponto posterior de suas vidas, mesmo que a tenham perdido quando saíram do útero. Entre a quinta e a oitava semana da gestão, os embriões humanos desenvolvem uma estrutura semelhante a uma cauda, a qual é absorvida pela coluna vertebral pouco antes do nascimento.


Mamilos Masculinos
Essencialmente, homens apenas possuem mamilos porque poderiam ter sido mulheres. Os fetos dos dois gêneros se desenvolvem da mesma maneira durante os 160 primeiros dias de gestação. A partir desse período o cromossomo Y faz com que órgãos masculinos se desenvolvam nos futuros rapazes. Embora não tenham função definida, os mamilos não são prejudiciais, o que explica porque a evolução ainda não se livrou deles.


Dentes do siso
As mandíbulas humanas diminuíram com o passar do tempo, e como resultado já não há mais espaço suficiente para nossos dentes do siso. Na verdade, muitos de nós não temos espaço para a maioria de nossos dentes. Cerca de uma em cada cinco pessoas são afetadas por "aglomeração de dentes", então definitivamente não há necessidade para que nasçam novos durante a idade adulta.


Arrepios
Nossos ancestrais possuíam muito mais pelo do que nós. Os arrepios davam a impressão de que eles eram maiores, o que ajudava a assustar predadores. Este é o motivo pelo qual temos arrepios quando estamos assustados. O mesmo ocorre quando estamos com frio, uma vez que os pelos ajudavam a nos esquentar. Como agora possuímos menos pelos no corpo, os arrepios perderam totalmente sua função.


Terceira pálpebra
No canto do olho se encontra uma película que não deveria estar ali. Ela é chamada de plica semilunaris. Pássaros e répteis utilizam estas pálpebras translúcidas para cobrirem seus olhos quando necessitam de proteção ou lubrificação.


Reflexos primitivos
Se você colocar algo na mão de um bebê, ele vai apertar o objeto. Quando possuíamos mais pelos corporais, isso ajudava os filhotes a segurarem no corpo da mãe sem cair (como os macacos ainda fazem), o que permitia que a mãe cuidasse dos mais novos com as duas mãos livres.


Orelhas (algumas partes delas)
As orelhas são muito úteis, mas elas possuem várias partes desnecessárias, como por exemplo um grupo de músculos chamado auriculares, que nos permite movimentá-las. Alguns animais como gatos e primatas precisam movimentar suas orelhas para que possam ouvir melhor, mas nós não temos mais essa necessidade. Algumas pessoas ainda conseguem mexê-las, mas isso não as ajuda a ouvir melhor.


Fonte: The Independent

Comentários