Era da internet ilimitada acabou, anuncia Anatel

Era da internet ilimitada acabou, anuncia Anatel



A era da internet ilimitada acabou, disse ontem João Resende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foi a primeira vez que a agência se posicionou em relação à polêmica adoção do sistema de franquias por operadoras de banda larga fixa. Segundo a agência, reduziu-se o espaço para que as operadoras de banda larga fixa ofereçam serviços sem limitação, o que levará o segmento a migrar para o modelo de franquias, semelhante aos serviços de web móvel. “A oferta tem que ser aderente à realidade”, diz. “Em nem todos os modelos cabe a ilimitação total do serviço, porque a rede não suporta.”

Resende diz que o uso de dados cresceu rapidamente nos últimos anos. A principal explicação está no uso de serviços de transmissão de vídeos, como YouTube e Netflix, e jogos on-line. “Essa questão do ‘infinito’ acabou educando mal o usuário.” No sistema de franquias, o usuário contrata um volume de dados e a velocidade de conexão, como acontece na telefonia celular. Quando acabam os megabytes do pacote, a operadora suspende o serviço ou diminui a velocidade de conexão. Ontem, a Anatel publicou medida cautelar obrigando as empresas que querem adotar o modelo de franquias a apresentar um plano de comunicação, no qual devem detalhar as ferramentas que serão fornecidas aos usuários para medir o consumo de internet e as mudanças nos contratos. Após a aprovação desse plano, as empresas devem esclarecer a seus clientes as novas regras durante 90 dias. Na quinta-feira, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, exigiu medidas da Anatel para que as empresas cumpram os contratos firmados com os usuários. O ministério temia que as empresas começassem a cortar a internet sem alertar os consumidores. Rafael Zanatta, pesquisador de telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), diz que alterações nos contratos vão contra o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet. “O problema de capacidade de banda é real: por que eu vou investir em infraestrutura se o Netflix vai lá e consome 90% da banda? Mas as empresas não podem usar essa guerra comercial para prejudicar o consumidor.”


Resultado de imagem para Era da internet ilimitada acabou, anuncia Anatel

A polêmica em torno do “corte” na internet começou no início do ano, quando a Vivo anunciou que pretendia mudar para o modelo de franquias.

Nos novos contratos da empresa, consta a previsão do volume de dados que pode ser utilizado. Porém, a empresa diz que não está aplicando a suspensão do serviço. (Folhapress)

http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1346209/era-da-internet-ilimitada-acabou-anuncia-anatel


Comentários