Já que a Microsoft não pode derrotar o Android, decidiu juntar-se a ele

Já que a Microsoft não pode derrotar o Android, decidiu juntar-se a ele


Benoit Pepicq há 1 dia

Competição não significa necessariamente distanciamento. A Microsoft ainda quer competir no mercado mobile, por isso a empresa começou a rever suas estratégias e mudou sua atitude em relação ao Google. Com menos de 3% de participação e várias tentativas infrutíferas de entrar no mercado de telefonia móvel, a Microsoft finalmente começou a responder.

Recentemente, escrevi sobre o uso do Windows Phone estar em declínio e, na minha opinião, à beira da extinção. Contudo, preciso reconhecer que a Microsoft está respondendo a isso com diferentes estratégias e táticas. Com o Windows 10, um sistema que quer ser multi-plataforma, a empresa quer dominar tanto o mundo dos PCs quanto dos celulares e até outros dispositivos, como a TV.

As razões expostas a seguir são pessoais e podem, evidentemente, ser diferentes de uma pessoa para outra, e talvez você não se identifique com nenhuma delas, se for esse o caso, por favor, deixe seus motivos nos comentários.
O futuro da Microsoft é o Windows 10?

A ideia do sistema é, em si, muito interessante, mas devemos nos perguntar: será realmente necessário que usemos o mesmo sistema no PC e no celular? Eles precisam ser complementares? É claro que muitas pessoas ainda têm um PC, e a grande maioria usa o Windows (o que é uma pena, já que o Linux está disponível gratuitamente e é muito acessível, mas esse é outro assunto).

Acredito que o mais importante é a sincronização dos dados entre os diferentes aparelhos, e não vejo uma necessidade de termos o mesmo sistema mesmo em todos os dispositivos. Por exemplo, é interessante poder acessar as fotos armazenadas no PC pelo meu smartphone, mas para acessar imagens de vários dispositivos, não é melhor usar um serviço único de armazenamento na nuvem?
Windows chegando ao Android / © Microsoft

Além disso, a Microsoft ainda não convenceu as pessoas para que elas queiram trocar o Android pelo Windows, o que não é uma tarefa fácil, visto a participação de mercado do SO da Google e da quantidade de aplicativos disponíveis para Android e que ainda não estão na loja da Microsoft. Entretanto, usar um aplicativo do PC no seu celular através do Windows 10 é uma ideia muito interessante e que será muito útil.
A Microsoft começou a apostar em parcerias

As relações entre as empresas são muito importantes hoje em dia, uma vez que várias empresas dependem umas das outras para suprimentos e serviços. Parceiros e aliados são essenciais, e podem até ajudá-lo quando precisar.

A Microsoft tem feito várias parcerias com fabricantes de smartphones e tablets para garantir a pré-instalação de alguns apps e serviços delas nos dispositivos. Mais de 30 fabricantes fecharam parceria com a empresa, incluindo a Samsung.

Quem comprou um aparelho nos últimos meses, como um Galaxy S6, provavelmente o recebeu com alguns apps da Microsoft pré-instalados, como Skype, Excel, Word, etc. Em outras palavras, goste ou não, você acaba tendo apps da Microsoft no seu Android.
A Microsoft está mundando a estratégia de aplicativos 

1. Criação de versões gratuitas de apps da Microsoft


A Microsoft chegou ao mercado de apps um pouco tarde, mas como diz o ditado, antes tarde do que nunca. A empresa norte-americana decidiu oferecer versões gratuitas para Android de seus apps famosos. Os mais óbvios como Skype e Microsoft Office, por exemplo, são muito populares entre usuários de PC.

Quem comprou um Android nos últimos meses, deve ter percebido alguns apps da Microsoft pré-instalados

Mas não são só os grandes clássicos do Windows que estão presentes na Play Store. Novos apps desenvolvidos para a interface mobile foram lançados, como a Cortana (uma espécie de Google Now ou Siri). Assim, a Microsoft quer que cada vez mais pessoas usem seus apps.

Ao fazer uma pesquisa na Play Store por Microsoft, a quantidade de aplicativos é surpreendente. A empresa tem apps de saúde (Microsoft Health), tempo (Microsoft Weather), tradução (Microsoft Translator), de interação com jogos (XBox 360 SmartGlass), etc.

2. Desenvolvimento de apps exclusivos para o Android

Para que desenvolver apps para o Windows, se tão poucas pessoas o utilizam? Melhor apostar na característica chave de cada um: Android pela quantidade de usuários, iOS para vender.
O Skype está presente tanto nos PCs quanto em smartphones / © ANDROIDPIT


Alguns apps da Microsoft foram criados especialmente para Android, como o seu launcher, que é muito bem desenvolvido e útil. Porém, dada a variedade e qualidade de lançadores na Play Store, me pergunto se esta seria realmente a opção de serviço que os fãs da Microsoft esperam ver na Play Store. Talvez a empresa desse começar por outra categoria.


A Microsoft está investindo no Android, isso é claro. Muito disso veio da compra de vários serviços populares Entretanto, você acha que a companhia está fazendo um bom negócio ao criar apps gratuitos para Android ou é só uma tentativa desesperada de reconquistar usuários e relevância?






Comentários