Obama quer concluir negociações de livre-comércio

Obama quer concluir negociações de livre-comércio

AGÊNCIA BRASIL 25/04/2016

Barack Obama e Angela Merkel: desde 2013 envolvidos no desenho de um vasto acordo de livre-comércio DIVULGAÇÃO

Os Estados Unidos e a União Europeia devem “prosseguir” as negociações sobre o acordo de livre-comércio, com o objetivo de concluí-las “até ao fim do ano”, afirmou ontem (24) o presidente norte-americano, Barack Obama, em visita à Alemanha. As informações são da Agência Lusa via Agência Brasil.

“Angela (Merkel) e eu estamos de acordo para afirmar que os Estados Unidos e a União Europeia precisam prosseguir as negociações de um acordo comercial transatlântico”, apesar das divergências e das críticas, declarou Barack Obama numa entrevista com a anfitriã alemã, na chegada a Hanôver.

Angela Merkel considerou que, “na perspetiva europeia, o acordo será uma grande ajuda ao crescimento da nossa economia”.

Os Estados Unidos e a União Europeia estão desde 2013 envolvidos no desenho de um vasto acordo de livre-comércio, no âmbito do qual decorrerá a 13ª roda de negociações esta semana em Nova York.

O projeto tem sido alvo da contestação cada vez mais forte da sociedade civil, como demonstrou o desfile de várias dezenas de milhares de manifestantes nas ruas de Hanôver anteontem (23), véspera da chegada de Obama à cidade.

Iraque

Obama adiantou ainda que o grupo das sete maiores economias mundiais (G7) prepara um pacote de assistência econômica para o Iraque, com o objetivo de contribuir para a estabilização do país.


Comentários