Portal CTB seleciona 11 filmes para refletir sobre os acontecimentos da atualidade

15 ABRIL 2016



Entendendo o cinema como espelho das sociedades e da alma humana, o Portal CTB indica aos seus leitores, 11 filmes que podem levar a reflexões acerca do momento vivido no Brasil.

A escolha das obras foi feita de modo a propiciar uma necessária discussão sobre o passado, o presente e o futuro. São obras importantes, que de alguma forma contribuem para elevar o conhecimento e o debate acerca da sociedade, do país, do mundo e da vida. Aí vão eles:


A Onda (1981), de Alexander Grasshoff


Baseado numa experiência real numa escola na cidade de Palo Alto, nos Estados Unidos, quando um professor de história quis mostrar como ocorreu a ascensão do nazismo, na Alemanha.

Ele cria uma organização com palavras de ordem baseadas no ódio, na discriminação, que instigam a violência. Importante para mostrar como é possível manipular corações e mentes com mentiras e doutrinação.


1984 (1956), de Michael Anderson


Adaptação de obra homônima de George Orwell, onde a sociedade futura passa a ser vigiada e controlada pelo Grande Irmão. Sentimentos como o amor passam a ser proibidos e as pessoas devem prestar satisfação dos seus atos cotidianamente.

Muito atual nestes tempos de espionagem cibernética e “vazamentos” de conversas telefônicas privativas e de áudios suspeitos. E ainda a insistência da mídia em deturpar os fatos, em omitir e mentir.


O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin


Chaplin interpreta um barbeiro judeu, sósia de Adolf Hitler, nessa comédia que ironiza o nazismo. Um clássico e um libelo da liberdade.

O filme conta com cenas antológicas, como aquela em que o protagonista brinca com o globo terrestre como se fosse uma bola comum. Ficou muito famoso o discurso final do barbeiro judeu no luar de Hitler, no qual diz que “gostaria de ajudar a todos - se possível - judeus, o gentio... negros... brancos. Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio.
Por que havemos de odiar ou desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades”. Dispensa maiores comentários.


Muito Além do Cidadão Kane (1993), de Simon Hartog


Esse documentário, feito pela TV pública britânica, debate o poder da Rede Globo no Brasil. Mostra também a influência de Roberto Marinho na política brasileira. Um poder que “assusta”, como disse Chico Buarque no filme, por ser praticamente absoluto.

Marinho acaba ao personagem do clássico de Hollywood “Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles, onde o protagonista exerce poder de chantagem e manipulação impensáveis para qualquer cidadão que não detenha o monopólio da comunicação.


Tanga, Deu no New York Times (1987), de Henfil


Em comédia hilariante, Henfil cria o país imaginário Tanga, com uma população e 99% de analfabetos e, portando, predomina uma ditadura.

O ditador proíbe a imprensa e só ficam valendo as notícias que deram no jornal The New York Times. Somente ele lê o jornal, no entanto, pois o país recebe um único exemplar do diário norte-americano, endereçado a ele.
Depois que lê, o ditador manda incinerar o jornal, para que não caia nas mãos de “grupos guerrilheiros”. Nessa “República de Bananas”, a disputa pela posse do único exemplar do jornal é acirrada, porque todos acreditam que a sua posse pode levar ao poder.


Cidadão Boilesen (2009), de Chaim Litewski


O documentário através de depoimentos revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso Grupo Ultra com a ditadura militar. Seu apoio, assim como de muitos outros empresários, financeiro ao movimento de repressão violenta e também a sua participação na criação da Operação Bandeirante (Oban).


O Dia que Durou 21 anos (2011), de Camilo Tavares


Essa produção da TV Brasil com a Pequi Filmes documenta em três episódios, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe de Estado de 1964, feito para, segundo os golpistas, acabar com a corrupção no Brasil e convocar eleições no ano seguinte, o golpe se manteve no poder até 1985, quando ruiu depois de imensas manifestações populares pela democracia e a liberdade.


Batismo de Sangue (2007), de Helvécio Ratton


O longa narra a história, baseada em fatos reais, dos freis Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo, que apoiam as lutas contra a ditadura e mantêm ligação com a Aliança Libertadora Nacional, comandada por Carlos Marighela.

As cenas de tortura quando os padres são presos pela polícia política à caça de Marighela, chocam como tamanho realismo desse triste episódio da vida nacional. Usando os freis, o Doi-Codi cria uma armadilha para prender o líder guerrilheiro, que acaba assassinado no fusca onde estava, sem a menor chance de reação.


Pra Frente Brasil (1982), de Roberto Farias


Foi um dos primeiros filmes a retratar a repressão da ditadura fascista (1964–1985). Mostra os anos 1970, o Brasil tricampeão de futebol, em pleno milagre econômico, a perseguição aos opositores do regime se intensificam.

Predominam prisões arbitrárias, torturas, emboscadas e assassinatos, enquanto os ditadores patrocinam cantores e grupos com músicas ufanistas como “Pra Frente Brasil”: Noventa milhões em ação/Pra frente Brasil, no meu coração/Todos juntos, vamos pra frente Brasil/Salve a seleção”. E morte correndo solta nos porões do regime.


Quanto Vale ou é por Quilo? (2005), de Sérgio Bianchi


O filme faz uma analogia entre a escravidão e a atualidade. Com muita inteligência e emoção mostra que vivemos uma espécie de “servidão moderna”, onde a classe trabalhadora é explorada pelo capital sem a menor pena.

Impagável a comparação entre os capitães do mato – caçadores de escravos fugidios – e os atuais justiceiros e matadores de aluguel, com a mesma finalidade de proteger os poderosos.



O Palhaço (2011), de Selton Mello


Neste filme, o circo é apresentado como uma alegoria do país. A problemática cultural, social e existencial faz de “O Palhaço”, um dos principais filmes dos últimos anos, refletindo sobre a formação do povo brasileiro e a necessidade de avanços nas mudanças que possam promover a melhoria de vida das pessoas.

Reportagem completa em: http://portalctb.org.br/site/noticias/cultura-e-midia/28808-portal-ctb-seleciona-12-filmes-para-refletir-sobre-os-acontecimentos-da-atualidade

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy


Comentários