CISCO QUER FAZER DO ALENTEJO (PORTUGAL) UMA COMUNIDADE INTELIGENTE CONECTADA

CISCO QUER FAZER DO ALENTEJO UMA COMUNIDADE INTELIGENTE CONECTADA

smart-cities.pt 2016-05-27



14 Municípios do Alentejo vão ter a ajuda da Cisco para fazer da região uma Comunidade Inteligente Conectada (S+CC, na sigla em inglês). A intenção foi recentemente formalizada, através da assinatura de um Memorando de Entendimento entre a empresa tecnológica, a Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

O projecto inclui a integração em rede de 14 parques empresariais e 200 edifícios públicos. Com a implementação destas novas tecnologias, pretende-se fomentar o acesso das Pequenas e Médias Empresas da região a serviços digitais e dinamizar o ecossistema de inovação, incluindo start-ups e universidades, adianta a Cisco em comunicado.

O plano prevê a criação de zonas Wi-Fi com acesso a informação, incluindo património e zonas e residentes, para residentes e turistas, e de conteúdos digitais personalizados e articulados com a vida da cidades (comércio, eventos e outros alertas). Está também prevista a instalação de sensores de estacionamento para a identificação de lugares de estacionamento disponíveis e de sensores de métricas, assim como a instalação de SmartIP com integração de tecnologias Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na iluminação pública.

“Esta iniciativa S+CC tem como principal objectivo o desenvolvimento de hubsde inovação que permitam a geração de conhecimento, criatividade e inovação, ao mesmo tempo que se fomenta a partilha de custos, eliminação de duplicações e se potencia o surgimento de novos serviços e oportunidades”, refere o comunicado.

A parceria com a Cisco faz parte de uma estratégia mais alargada da região com vista ao desenvolvimento de TIC, que tem já resultados visíveis. Exemplo disso são as infra-estruturas de telecomunicações existentes, que incluem uma rede de banda larga com uma extensão de 640 km de fibra óptica, ligando mais de 20 entidades públicas e 200 edifícios públicos. Para facilitar a partilha de serviços digitais, a região dispõe já de um data center de última geração baseado em tecnologia Cisco UCS e da Solução de Comunicações Unificadas. Esta última agiliza a comunicação entre a CIMAC, ADRAL e 14 municípios, a Universidade de Évora e CCDR Alentejo. Para além disso, todas as sedes de concelho dispõem de redes WiFi, com pontos de cobertura de elevada capacidade de expansão suportada nos edifícios e espaços públicos ligados.

O conceito S+CC, desenvolvido pela Cisco, designa cidades nas quais os sistemas e serviços, como saúde, educação, transportes, segurança, energia, água e tratamento de resíduos devem estar conectados. O programa S+CC pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objectivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental. Para atingir estes objectivos, tanto em Portugal como a nível global, a Cisco aplica a máxima “Think Local, Innovate Global”, segundo a qual se criam laboratórios locais com áreas específicas de foco, com conhecimento e investimento locais.

Foto: ©Junior Braz / Shutterstock.com

Comentários