O Dalai Lama fez um site para te ajudar a achar a paz interior

O Dalai Lama fez um site para te ajudar a achar a paz interior

Líder do budismo tibetano admite que não é bom com tecnologia, mas acha que é o melhor jeito de alcançar as pessoas

POR THE NEW YORK TIMES

06/05/2016 10:43 / atualizado 07/05/2016 8:08

O Dalai Lama fala sobre o projeto ao NYT - Tim Gruber / The New York Times

ROCHESTER - O Dalai Lama, que constantemente prega que as pessoas devem abandonar suas brigas materialistas na busca pela paz interior, pediu a ajuda de cientistas para transformar seu público secular em "humanos mais autocientes, com compaixão".

A solução encontrada até o momento tem um grande nome para essa grande ambição: um amplo Atlas das Emoções, que busca ajudar as pessoas a navegaram o caos de seus sentimentos no caminho para encontrar a paz e a felicidade.

Para criar seu "mapa da mente", como ele mesmo chama, o Dalai Lama pediu a ajuda de seu amigo Paul Ekman, o psicólogo que aconselhou os criadores do filme "Divertida Mente", da Pixar. Ekman e sua filha, a doutora Eve Ekman, trabalharam no projeto com o objetivo de criar um guia interativo para as emoções humanas, algo que estaria próximo de qualquer pessoa com uma conexão de internet para estudar em busca do auto conhecimento.

"Nós temos, por natureza, emoções destrutivas e emoções construtivas. Esse senso de si, para o qual as pessoas deveriam prestar mais atenção. O que estamos fazendo não é apenas pelo conhecimento, mas para criar um ser humano feliz. Do humano feliz, vem a família feliz, a comunidade feliz, a humanidade feliz".

O mapa mais básico da Atlas - Divulgação

O projeto custou pelo menos US$ 750 mil, pagos pelo Dalai Lama, e começou há vários anos. Pedindo ajuda de 149 neurocientistas, psicólogos e pesquisadores da ciência por trás das emoções, os Ekman chegaram à conclusão de que há cinco amplas categorias de emoções: raiva, medo, desgosto, tristeza e satisfação. Cada uma delas tem um subnível de estados emocionais, gatilhos, ações e humores. Com esses achados, eles procuraram uma empresa de cartografia e visualização para montar um jeito visual e interativo de usar.

"Tem que ser simples e divertido de usar. Se não for, falhou", diz Paul Ekman. Você pode julgar por si mesmo aqui. http://atlasofemotions.com/

Embora tenha ficado animado com o projeto, o Dalai Lama, aos 80 anos, provavelmente não vai clicar em nenhuma de suas funções. Ele prefere usar um modelo impresso, especialmente feito para ele.

"A tecnologia é para a minha próxima encarnação", diz ele.



Comentários