Paquistanesa solteira gera polêmica ao quebrar tabu com relatos de vida sexual intensa

Paquistanesa solteira gera polêmica ao quebrar tabu com relatos de vida sexual intensa

BBC BRASIL.com - 6 MAI2016 - 06h05 - atualizado às 07h43

Quando a escritora paquistanesa Zahra Haider escreveu para a revista sobre seus encontros sexuais antes do casamento, quando era uma adolescente em Islamabad, o caso - como seria de se imaginar - deu o que falar nas as redes sociais.


Artigo de Zahra Haider motivou milhares de comentários e discussão sobre sexo em país muçulmanoFoto: ZAHRA HAIDER

Haider, hoje na casa dos 20 anos, mudou-se para o Canadá logo antes de completar 19 anos. Em seu artigo, ela disse que usava quartos de hotéis para encontros sexuais e que seus pais tiveram uma reação "completamente irracional e melodramática" quando descobriram.


A história da jovem foi compartilhada milhares de vezes e motivou um debate acalorado.

Algumas pessoas se disseram ofendidas por ela ter dito que o Paquistão tem uma das "maiores populações que assiste pornô no mundo" e que paquistaneses são pessoas "cheias de tesão e desesperadas por sexo".

Outros destacaram o fato de Haider ter feito sexo com "quase uma dúzia de pessoas" quando era adolescente em Islamabad, como relata no artigo.


"Não chame os paquistaneses de pervertidos só porque você é uma", disse um usuário do TwitterFoto: TWITTER l RAAHIM FCB

Em uma à jovem no Facebook, que teve mais de 6 mil compartilhamentos, o jornalista Ali Moeen Nawazish criticou a escritora por fazer "julgamentos culturais" sobre os paquistaneses.

Nawazish disse à BBC que não há "provas para sustentar a declaração (de Haider) de que o Paquistão seja o país que mais vê pornô no mundo ou que sua população seja sexualmente reprimida".

O jornalista disse ainda que a experiência da jovem como integrante da "elite" do país asiático não representa as demais mulheres paquistanesas.

Mas também houve quem apoiasse a jovem nas redes.


"Crédito à Zara Haider por fazer todos discutirem um assunto tabu. Agora já sei quem não seguir: aqueles facilmente ofendidos e aqueles em negação", escreveu uma usuária do Twitter em apoio à escritoraFoto: TWITTER l MARYAMFUL

Haider disse à BBC que escreveu o artigo para encorajar uma discussão mais aberta sobre sexo.

"Recebi, por exemplo, uma mensagem de alguém no Paquistão que perdeu o irmão para a Aids. Ele disse que seu irmão claramente sentia vergonha ao discutir sua sexualidade. Esse homem disse que o irmão perdeu a vida porque não entendia o que estava acontecendo com seu corpo."

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.


Comentários