Como o perfecionismo pode arruinar uma família

Como o perfecionismo pode arruinar uma família

Não há mal algum em querer sempre mais e melhor, contudo, a busca incessante pela perfeição pode arruinar qualquer família.

© iStock

LIFESTYLE COMPORTAMENTO HÁ 20 HORAS POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

O perfeccionismo pode ser uma forma eficaz de assegurar o brio e o rigor na vida profissional e/ou de conseguir mais e melhor para a vida pessoal. Contudo, o perfeccionismo tem também um lado negativo e é o seio familiar quem mais sofre. Segundo o site Bustle, o perfeccionismo pode arruinar qualquer família em cinco aspeto distintos, mas muito comuns.


Veja como a pessoa perfecionista age e como isso afeta a família (e todas as pessoas que lhe são próximas):

1. A pessoa perfecionista espera muito dos seus familiares. E nem sempre obtém o feedback desejado, o que pode causar algum mal-estar no seio familiar e zangas entre pessoas próximas. As pessoas perfecionistas tendem a esperar dos familiares reações idênticas às suas, o que nem sempre acontece.

2. A pessoa perfecionista nem sempre entende ‘piadas privadas’. Tal como diz a publicação, há ‘piadas e piadas’ e as pessoas que se assumem perfecionistas não gostam de todas.

3. A pessoa perfecionista quer sempre organizar os eventos familiares. Se para uns ficar sem essa tarefa é um alívio, para outros é algo que incomoda e que pode causar desconforto, até porque as pessoas perfecionistas costumam ter dificuldade em aceitar um ‘não’ ou uma crítica.

4. A pessoa perfecionista sempre sempre demasiado em tudo. O que é uma simples reunião de família passa a ser um evento que deve ser planeado ao pormenor… o que nem sempre agrada a todos, até porque planos são, muitas vezes, sinónimo de stress (especialmente quando os planos vêm de outras pessoas… e que são perfecionistas).

5. A pessoa perfecionista nem sempre admite quando está errada. Este é um dos maiores defeitos dos perfecionistas, que pensam que não erram pelo simples facto de procurarem sempre a perfeição em tudo (o que nem sempre é alcançável).

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/608820/como-o-perfecionismo-pode-arruinar-uma-familia

Comentários