Mini também já tem concept Vision Next 100

Mini também já tem concept Vision Next 100
Tal como a BMW e a Rolls-Royce, também a Mini revelou um protótipo comemorativo do centenário do fabricante bávaro.

17-06-2016 12:56:00

Foi revelado pela Mini o seu concept Vision Next 100, um projeto similar aos já revelados pela BMW e Rolls-Royce, integrados na comemoração do centenário do fabricante com sede na Baviera e que procuram demonstrar como será o futuro da mobilidade no próximo século. No caso da Mini a opção foi para uma proposta que pretende focar-se na mobilidade urbana do futuro, com um concept preparada para sistemas de car-sharing e viagens autónomas, sendo capaz de alterar diversos parâmetros para ir de encontro às preferências individuais de utilizador. Equipado com uma motorização elétrica, este Mini Vision Next 100 Concept será capaz, por exemplo, de alterar a sua pintura exterior de acordo com os gostos de cada condutor.

Partindo da ideia de que “cada Mini é um Mini”, o objetivo é levar para novos mundos as viagens a bordo dos veículos compactos nos centros urbanos, criando maior ligação emocional com os utilizadores, fazendo uma utilização mais inteligente dos espaços e retirando o máximo potencial da inteligência artificial. Para isso foram definidos quatro grandes elementos em destaque no Mini Vision Next 100 Concept, denominados de “Digitalmente Meu”, “Cooperizer”, “Urban Go-Kart” e “Materiais Sustentáveis”, que lhe explicamos de seguida.



A ideia de que o Mini do futuro vai ser “Digitalmente Meu” significa desde logo uma aparência personalizada do automóvel, que é capaz de alterar o visual exterior e ambiente interior, e ainda características como a apresentação digital das informações, dependendo de quem está ao volante. Já o “Cooperizer” refere-se ao futuro cockpit, com um painel de instrumentos circular que se ilumina como um caleidoscópio. Também se refere ainda à inteligência artificial melhorada, com este sistema a ter a capacidade de ir autonomamente à internet fazer o download de conteúdos similares àqueles que os passageiros mais apreciam e com outras soluções personalizadas para cada utilizador.

O “Urban Go-Kart” é a garantia de que no futuro, seja na condução humana ou autónoma, a diversão ao volante dos modelos da Mini vai continuar a ser uma realidade, com a ausência do “ruído” dos comandos e botões a bordo a permitir ainda maior foco nas sensações ao volante. Tem ainda a vantagem do maior conforto acústico e menor impacto ambiental da sua motorização elétrica. Além disso, esta será uma condução mais entusiasmante graças a apoios como a projeção no para-brisas de uma linha de trajetória ideal. Também tem impacto neste “Urban Go-Kart” a chegada da condução autónoma, ao nível no design interior, com um compartimento na frente dos ocupantes que guarda o volante quando se opta pelo sistema de piloto automático. A introdução de um banco ininterrupto e a ausência de um túnel central, juntamente com a abertura em sentido oposto das portas, facilita o acesso ao interior e dá maior liberdade de movimentos a bordo.



Para finalizar os elementos centrais do Mini Vision Next 100 concept encontramos os “Materiais Sustentáveis”, com o basalto e a celulose a entrarem a bordo dos futuros modelos da marca britânica, combinados com outros acabamentos mais “tradicionais” como a pele, alcântara e a madeira. A marca enfatizou ainda neste campo outro exemplo do “design análogo”, que é o efeito “ombro cinema”, que dá a sensação de que as jantes estão imóveis e apenas o disco por trás gira com a roda.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Mini Vision Next 100














Nuno Fatela
http://turbo.sapo.pt/ultimas/artigo/mini-tambem-ja-tem-concept-vis-15166.html


Comentários