No Brasil, guru indiano revela segredo para felicidade plena

No Brasil, guru indiano revela segredo para felicidade plena

NOTÍCIAS 26.06.2016 - 06H00 POR THIAGO BALTAZAR

O indiano Swami Paramtej contou com exclusividade à Marie Claire como descobriu uma forma de ser plenamente feliz após abandonar carreira de sucesso na Índia


O indiano Swami Parantej (Foto: Divulgação)

Swami Paramtej era um jovem empresário bem sucedido com dois empreendimentos em suas mãos para administrar quando decidiu, aos 28 anos, repensar sua vida e abrir mão de tudo. "Eu tinha uma agência de turismo e uma empresa de refrigerantes, e trabalhava nelas o tempo todo. Mas me preocupava, pois de alguma forma não era muito feliz".

O indiano, com experiência em meditação desde os 10 anos de idade, buscava suprir o desejo por uma vida com significados mais profundos do que a busca por dinheiro e uma carreira de sucesso. “Eu sempre soube que eu não existo nesse mundo apenas para comer, beber, dormir e trabalhar", disse. "Também costumava me perguntar como e o que eu gostaria de fazer antes de deixar esse corpo para que eu não tivesse nenhum arrependimento depois”.

Foi durante uma apresentação de Gurudev (Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar) e de Dalai Lama, em Bangalore há dez anos, que ele encontrou a realização pessoal e a tão falada felicidade plena.

Desde então, percorre o mundo transmitindo ensinamentos para que a sociedade tenha uma vida mais saudável, em paz e feliz. O guru já visitou mais de 40 países pela Ásia, América do Sul, Europa e África como embaixador e instrutor sênior da Arte de Viver, organização internacional que dá cursos de meditação e respiração.

Nesta semana, Swami, título concedido na Índia para aqueles que se dedicam totalmente a encontrar a realização espiritual, esteve no Brasil pela quarta vez onde deu uma aula de meditação no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Aqui, o guru aproveitou para revelar, com exclusividade à Marie Claire, o caminho que levou à felicidade.
Swami Parantej abandonou negócios para se deidicar à meditação (Foto: Divulgação)


Marie Claire - Como decidiu mudar de vida radicalmente para se dedicar à meditação?
Swami Paramtej - Não foi uma decisão repentina, aconteceu gradualmente. Depois que aprendi a meditar, comecei a me sentir muito feliz e isso era algo que procurava desde pequeno. Eu queria dar um sentido para a minha vida, eu sentia que ela não deveria ser voltada apenas para mim mesmo. Então comecei a ensinar as pessoas a meditarem e, gradualmente, percebi que era isso o que eu realmente queria fazer na minha vida.

MC - Quais são as principais queixas das pessoas que buscam sua ajuda? O que você recomenda?
SP - Normalmente as pessoas reclamam do estresse e de não conseguirem terem paz na mente. As principais queixas são referentes à saúde, paz mental, dinheiro e relacionamento.
A solução é aumentar os níveis de energia e conseguir eliminar os pensamentos indesejáveis da mente. Isso pode ser alcançado por meio dos cursos de respiração e meditação.

MC - Em relação aos países pelos quais já passou, o Brasil está entre os países mais estressados ou menos?
SP - Até hoje já visitei uns 40 países na América do Sul, Europa, Ásia e África e percebo que o estresse existe em todos os lugares. A vida moderna criou isso. A vida anda mais estressante. E nesses últimos tempos, particularmente, dá para sentir que o Brasil está enfrentando um período difícil.
Swami Parantej dá cursos de meditação em todo o mundo (Foto: Divulgação)


MC - É possível encontrar um estado de relaxamento e paz quando se vive em cidades violentas?
SP - É exatamente nessas situações que você mais precisa encontrar esse estado de relaxamento para conseguir manter sua calma e buscar a melhor solução possível para qualquer situação que apareça na sua frente.

MC - Existe um segredo para a felicidade?
SP - A felicidade está na respiração. Conheça a sua respiração, conheça a sua vida. A felicidade é um estado de espírito que existe quando os níveis de energia estão elevados.

MC - Mas a felicidade plena existe?
SP - Sim! Felicidade plena existe quando a sua mente está totalmente vazia, seu níveis de energia estão elevados e você está em contato consigo mesmo.

MC - Todos podem encontrá-la?
SP - Sim. Você só precisa conhecer o caminho certo e a técnica certa.

MC - Há exercícios diários que facilitam o relaxamento?
SP - Sim. Comece com alguns exercícios físicos, depois faça algumas técnicas de respiração e medite. Esse é o pacote completo.

MC - Qual lição valiosa você tem para nos ensinar?
SP - A vida é muito bela e precisamos aproveitá-la. Uma respiração sem agitação, uma mente sem estresse, um corpo sem doenças, uma mente sem inibições e uma memória sem trauma é um direito nato de qualquer pessoa. As técnicas de respiração simples e poderosas da Arte de Viver ajudam as pessoas a atingirem isso.
http://revistamarieclaire.globo.com/Noticias/noticia/2016/06/no-brasil-guru-indiano-revela-segredo-para-felicidade-plena.html

Comentários