8 sinais de que você é mais inteligente que a média

8 sinais de que você é mais inteligente que a média

Quem diz é a ciência - mas você já sabia, né?

POR Helô D'Angelo EDITADO POR Carol Castro ATUALIZADO EM 30/06/2016



Inteligência é uma coisa difícil de medir. Mais difícil ainda é relacionar certas características a ela - mas a ciência tenta, porque, afinal, quem é que não gostaria de saber a receita para ser mais esperto? Aqui vão oito sinais que podem indicar que você é mais inteligente que a média (segundo a ciência):

1. Você é o filho mais velho

Não queremos criar brigas na família, mas é científico: o filho mais velho é mais esperto que o mais novo. Em um estudo da Universidade de Oslo, na Noruega, os primogênitos tinham um QI de 103 (3 pontos a mais do que o dos segundos filhos e 4 a mais do que os terceiros). E a situação só piora se um dos irmãos morre. Quando os caçulas já tinham morrido , o QI dos mais primogênitos tendia a ser menor - e vice-versa: quem perdia o irmão mais velho também desenvolvia um QI maior. Assim, os cientistas perceberam que a explicação não é biológica: é comportamental. A criança mais velha recebe mais atenção dos pais, aprende mais com eles e exercita esses conhecimentos explicando coisas para os irmãos mais novos.

2. Você teve aulas de música

De música, todo mundo gosta - mas quem realmente chegou a estudar a coisa é mais inteligente do que a média. Se você acha exagero ou besteira, saiba que uma pesquisa feita em 2011 no Instituto Baycrest, no Canadá, comprova isso: antes e depois de 20 dias de aulas de música, crianças de 4 a 6 anos fizeram testes de inteligência verbal - e no fim do processo, foram 90% melhor no teste do que antes.

3. Você não fuma

Não estamos querendo ser politicamente corretos aqui: quem diz é a ciência. Em um estudo da universidade de Tel Aviv, em Israel, 20 mil jovens de 18 a 21 anos fizeram testes de QI - e os fumantes tiveram uma média de 94, enquanto os não fumantes tiraram 101. Sorry, fumantes.

4. Você não come carne

De novo, não somos nós: é a ciência é que está falando (sério!). Ao longo de 20 anos, 8 mil pessoas tiveram a dieta analisada nessapesquisa da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Quem não comia carne tinha um QI pelo menos 5 pontos maior do que os carnívoros - e a maior parte dessa galera tinha o ensino superior completo e os empregos com maiores salários.

5. Você é canhoto

Já teve um tempo, em que ser canhoto era considerado errado - e até demoníaco. Mas agora, parece que o jogo virou: quem usa a mão esquerda tende a resolver problemas de uma forma mais criativa. A conclusão é de um estudo da universidade de Princeton, no qual mil pessoas tinham que resolver problemas lógicos - e os canhotos se saíram muito melhor que os destros.

6. Você usou drogas recreativas

Seis mil pessoas participaram desse estudo de duas partes: em 1958, ainda crianças, elas fizeram um teste de QI. Em 2012, quando elas estavam na casa dos 40, os cientistas perguntaram se elas haviam usado drogas recreativas. Quem havia tido uma pontuação maior na infância disse que tinha usado drogas. Os cientistas ainda não sabem explicar o motivo.

7. Você tem um gato (e não um cachorro)

A guerrinha entre donos de gatos e donos de cachorros é constante (e divertida). Agora, uma pesquisa da Universidade de Carroll bota ainda mais lenha na fogueira: quem é do time dos felinos é mais inteligente, enquanto quem curte a cachorrada é mais extrovertido. Isso porque quem escolhe gatos como pets geralmente não curte sair, e acaba tendo hobbies mais intelectuais, como ler, ver filmes e pesquisar.

8. Você é alto

Um estudo da universidade de Princeton notou que, a partir dos 3 anos, as crianças mais altas já começam a se sair melhor em testes cognitivos. Quando crescem, essas mais altas também conseguem empregos melhores. A explicação é que, desde pequenas, pessoas mais altas parecem mais maduras - e são tratadas como tal. Só que isso acaba realmente dando mais confiança, e a pessoa passa a se esforçar mais para superar as expectativas.

VIA Business Insider

Fonte: http://super.abril.com.br/comportamento/8-sinais-de-que-voce-e-mais-inteligente-que-a-media


Comentários