Brasil: "O país mais perigoso para os homossexuais"

Brasil: "O país mais perigoso para os homossexuais"

Reportagem do New York Times descreve uma "epidemia" contra a comunidade LGBT.
MUNDO REPORTAGEMHÁ 22 HORASPOR NOTÍCIAS AO MINUTO
© Reuters

Uma reportagem do New York Times levou à conclusão de que o Brasil é o país mais hostil para com os homossexuais. Para sustentar as afirmações, os jornalistas citam dados do grupo Gay Bahia, que revela que mais de 1,6 mil pessoas foram mortas por ataques homofóbicos nos últimos quatro anos e meio.
PUB

Para ter os números em perspetiva, estes dados resumem-se a quase uma morte por dia, tudo pelo ódio sobre a comunidade LGBT. Números esses que, curiosamente, contrastam com a “imagem de uma sociedade tolerante e aberta” de um país que “aparentemente alimenta expressões de liberdade sexual durante o carnaval e que tem a maior parada gay do mundo”.

A publicação norte-americana refere também que o Brasil tem trabalhado para contrariar a imagem homofóbica que lhe é atribuída. “Nas quase três décadas desde que a democracia tomou o lugar da ditadura militar, o governo brasileiro introduziu diversas leis e políticas com o objetivo de melhorar a vida das minorias sexuais” , pode ler-se na reportagem.

Além disso, os jornalistas responsáveis pela análise sociológica daquele país lembram também que o Brasil foi um dos primeiros países a oferecer medicamentos antirretrovirais para diagnosticados com HIV e também uma nação pioneira no que diz respeito ao reconhecimento de casamentos entre homossexuais para fins de imigração e ainda um país precursor na liberaração da adoção de crianças por casais formados por pessoas do mesmo sexo.

No entanto, lamentavelmente, “as tradições sociais de alguns grupos não caminharam no mesmo ritmo dos avanços obtidos no sistema normativo”.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/618103/brasil-o-pais-mais-perigoso-para-os-homossexuais

Comentários