Casa na Vila Matilde ganha mais um prêmio de arquitetura

Casa na Vila Matilde ganha mais um prêmio de arquitetura

Pedro Kok/Terra e Tuma Arquitetos

Casa na Vila Matilde, em São Paulo, do escritório Terra e Tuma Arquitetos

Daniela Barbosa, de EXAME.com

São Paulo – A famosa casa na Vila Matilde, considerada uma das melhores construções do mundo, ganhou recentemente mais um importante prêmio dearquitetura. O projeto do escritório Terra e Tuma Arquitetos venceu em primeiro lugar o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016, organizado pelo Instituto Tomie Ohtake e AkzoNobel.


Ao todo, 119 projetos de 18 estados brasileiros participaram do concurso – 10 chegaram a grande final e apenas três foram premiados.

Além da casa na Vila Matilde, que ficou com primeiro lugar no pódio, o projeto do Edifício Península, em Porto Alegre, assinado pela arquiteta Nathalia Cantergiani, da cantergiani+kunze Arquitetos, e a Galeria Maxita Yano Claudia Andujar, em Inhotim, Minas Gerais, do arquiteto Alexandre Brasil Garcia, do escritório Arquitetos Associados, ficaram com o segundo e terceiro lugares respectivamente.

Cada vencedor foi premiado com uma viagem internacional. A escolha dos campeões foi feita por um júri composto pelos arquitetos Daniel Corsi, Gianfranco Vannucchi e Priscyla Gomes e pelo economista e sociólogo Carlos Vainer.

Até 07 de agosto, os projetos dos 10 finalistas ficarão expostos na sede do Instituto Tomie Ohtake para apreciação do público.

A casa vencedora

No início do ano, a casa da Vila Matilde virou sensação dos noticiários após ganhar o prêmio internacional Building of the Year 2016, que elege entre milhares de projetos as 14 melhores construções do mundo.

O imóvel, todo feito em concreto, recebeu investimentos de 150 mil reais para ser erguida. O imóvel possui no total 95 metros quadrados de área construída, com dois quartos, cozinha, sala de TV e jantar, além de garagem e uma laje aparente.

Na época, Pedro Tuma, um dos responsáveis pela obra, em entrevista à EXAME.com afirmou que toda a casa foi levantada em seis meses e que o imóvel ficou pronto em 2014.


São Paulo – Um imóvel na Vila Matilde, zona Leste de São Paulo, ganhou na categoria casa o prêmio internacional Building of the Year 2016, que elege entre milhares de projetos as 14 melhores construções do mundo.

A casa, toda feita em concreto, recebeu investimentos de 150 mil reais e foi projetada do zero pelo escritório Terra e Tuma Arquitetos.

Segundo Pedro Tuma, um dos responsáveis pela obra, toda a casa foi levantada em seis meses e ficou pronta em 2014.

“A casa foi toda feita em bloco aparente e até o chão é de concreto. Priorizamos a iluminação, a ventilação, um pé direito alto. Acreditamos que é possível viver bem e confortavelmente sem revestimento”, afirmou o arquiteto em entrevista à EXAME.com.

O imóvel possui no total 95 metros quadrados de área construída, com dois quartos, cozinha, sala de TV e jantar, além de garagem e uma laje aparente.

Para Pedro, além da importância do prêmio, esse tipo de projeto também serve para mostrar que a arquitetura é sim para todos e que não é necessário muito dinheiro para desenvolver bons projetos.




Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/casa-na-vila-matilde-ganha-mais-um-premio-de-arquitetura#3



Comentários