Foda-se a motivação, o que você precisa é disciplina para atingir resultados

Foda-se a motivação, o que você precisa é disciplina para atingir resultados

agrandeescola.com.br - 01/07/2016

Realizar algo tem dois caminhos possíveis: a motivação e a disciplina para atingir resultados. O primeiro é o mundo ideal e fantasioso, o segundo é o mundo real e correto.

A grande diferença é a motivação atua na necessidade de um estado emocional para realizar uma tarefa. Já a disciplina separa o funcionamento externo dos sentimentos e mudanças de humor, evitando angústias da procrastinação que, no fim, melhorar suas emoções.

“Não se deve esperar até se estar em boa forma para começar a treinar”

Esperar por um estado mental ideal para iniciar uma tarefa é uma prática de procrastinação. E é aí que o eterno ciclo nasce:

Uma pessoa habilidosa na arte de realizar busca deixar seu humor de lado para fazer o que tem que ser feito. O resultado disso: um grande sentimento de dever cumprido e autoadmiração. O que diminui stress, angústia, ansiedade e a depressão pós procrastinação.

Você dificilmente vai desenvolver um entusiasmo por atividades fundamentalmente chatas e miseráveis. E essa tentativa é uma enorme autoflagelação psicológica. “GOSTO TANTO DESSAS PLANILHAS, MAL POSSO ESPERAR PARA PREENCHER A EQUAÇÃO PARA O VALOR FUTURO DA ANUIDADE, AMO TAAAAANTO MEU TRABALHO!”
O prazo de validade da motivação



Outro problema relacionado à motivação é que esta se esgota rapidamente. É como um chocolate, que traz satisfação momentânea mas faz seu corpo pedir mais em pouco tempo. Ou seja, a motivação precisa ser constantemente acariciada.

Em contraste a isso, a disciplina é como uma máquina que uma vez colocada em funcionamento, na verdade passa a fornecer energia ao sistema. A produtividade não exige nenhum estado mental.

Em resumo, a motivação é tentar encontrar aquela vontade de fazer as coisas. Disciplina é fazer mesmo se não se tem vontade. Você se sente bem depois.
Como se cultiva disciplina?



Construa hábitos, desde pequenos objetivos ao dia, até que possa mudar aspectos mais significativos da sua rotina. Fatie suas tarefas em pequenas partes. Tenha o controle do que faz, do que fez e do que está por fazer, separando datas para cada uma acontecer.

A disciplina e a organização te liberam da ansiedade de parecer estar fazendo tudo e nada ao mesmo tempo. Pratique.


Resumo adaptado do texto “Screw motivation, what you need is discipline.” do site wisdomination.com.
Texto: http://agrandeescola.com.br/disciplina-para-atingir-resultados/?utm_source=FB&utm_medium=PP-Post&utm_content=Disciplina-2016-07-01&utm_campaign=FB_PP-Post_Disciplina-2016-07-01


Comentários