NASA e GM criam luva inteligente para dar mãos robóticas a funcionários

NASA e GM criam luva inteligente para dar mãos robóticas a funcionários


Sharon Gaudin - 07 de julho de 2016 - 09h00

Depois de trabalhar à bordo da Estação Espacial Internacional, RoboGlove encontra espaço no mercado de trabalho



Uma luva robótica, desenvolvida pela NASA em parceria com a General Motors, será usada para tornar trabalhadores, no caso humanos, mais eficientes, enquanto ajuda a reduzir a fatiga e prevenir incidentes.

Batizada de RoboGlove, o wearable é alimentado por uma bateria e foi inicialmente criada como parte de um outro projeto. Um esforço de nove anos para construir o Robonaut 2, um humanoide que está vivendo e trabalhando à bordo da Estação Espacial Internacional.

Agora a GM está trabalhando com a Bioservo Technologies AB, uma empresa suíça de tecnologia médica, para continuar o desenvolvimento da luva robótica para que possa ser usada dentro de sua própria produção.

A luva inteligente foi desenhada para multiplicar a força que um humano normalmente exerce. Equipado com sensores e juntas mecânicas e tendões, a luva deve diminuir os esforços manuais e braçais repetitivos, que podem começar dentro de alguns minutos se alguém estiver usando uma ferramenta em particular.

“Combinando o melhor dos três mundos – tecnologia da NASA, engenharia da GM e tecnologia médica da Bioservo – em uma nova luva industrial, isso poderia levar a uso em escala industrial da tecnologia”, disse Tomas Ward, CEO da Bioservo Technologies.

Ward também ressalta que a RoboGlove é um grande passo em usar tecnologia de exoesqueleto.

De acordo com a GM, a luva poderia um dia ser usada na indústria de saúde, assim como em outras aplicações industriais.

Apesar disso, a GM planeja ser a primeira companhia a usar a luva, esperando testá-la em algumas de suas unidades de produção. A montadora de carros já rodou um teste inicial do wearable, testando em tamanhos diferentes de mão.

A Bioservo também pretende fabricar e vender a luva para outras companhias.

O Robonaut 2 foi lançado rumo à Estação Espacial Internacional no veículo espacial Discovery, em 2011.

No início, o robô foi enviado a estação sem pernas, somente com uma base de montagem. Por enquanto, ele tem sido usado para tarefas rotineiras como limpeza. Em 2014, o robô ganhou pernas.

Um dia, cientistas da NASA esperam que robôs humanoides, que são construídos para conseguirem usar ferramentas que nós humanos usamos, consiga realizar tarefas que precisem ser feitas fora da estação, poupando assim humanos de caminhadas espaciais perigosas.


Comentários