SpeedX Leopard: A primeira bicicleta verdadeiramente inteligente



SpeedX Leopard: A primeira bicicleta verdadeiramente inteligente

PEDRO PINTO · 21 JUL 2016 · GADGETS22 COMENTÁRIOS

A primeira “smart aero road bike” chama-se SpeedX Leopard, estará disponível a partir de Setembro e pode ser encomendada na plataforma Kickstarter.

Um ano de investigação, 1560 esboços e 12 protótipos diferentes resultaram numa bicicleta de estrada que inclui de raiz a tecnologia habitualmente utilizada pelos ciclistas mais exigentes.



Luzes, GPS, conta-quilómetros e aplicação de coaching e fitness são funcionalidades que vêm já com a SpeedX Leopard, tudo isto num design integrado muito desportivo e elegante, ao nível das melhores marcas, e com uma autonomia de bateria até 800 quilómetros ou 40 horas, com um tempo de carga completa de apenas meia-hora.



A aplicação da SpeedX recebeu o nome de Smart Control e num pequeno computador com ecrã de 2,4 polegadas encontramos todas as funcionalidades necessárias para um treino de nível profissional: registo de voltas, cadência, frequência cardíaca, tempo de treino, velocidade, calorias consumidas, altitude, posicionamento GPS, distância percorrida, condições meteorológicas, potência e elevação.

Isto, para além de desafios personalizados, treino comparativo e rankings de performance.



O quadro de carbono, sujeito a cerca de 300 processos de teste e produção e com garantia vitalícia, pesa apenas 1,2 Kg, com um benefício estético e aerodinâmico de relevo: todos os cabos da bicicleta são embutidos na estrutura. Não há cabos expostos, sendo a SpeedX a terceira marca a nível mundial a aplicar esta solução.



Outra inovação é a colocação dos travões dianteiros atrás da forqueta, também ela de carbono, beneficiando assim igualmente estética e aerodinâmica. Todos os componentes são de gama alta, com preferência para a Shimano no que toca a transmissão.



A SpeedX criou também o Smart Bike Fitting System para garantir aos seus clientes a escolha do tamanho mais adequado de bicicleta. Basta tirar uma foto de corpo inteiro e fazer upload e o SBFS faz o resto do trabalho, escolhendo as medidas mais adequadas de quadro, guiador e avanço.Encomendar a SpeedX Leopard custa neste momento 1.399 US Dólares (cerca de 1.269 Euros) + custos de expedição e o projecto de kickstarting da SpeedX Leopard já reuniu até ao momento quase três milhões de dólares.

A era do smart pedalling está a começar.

Por Sérgio Currais para Pplware.com - https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/speedx-leopard-primeira-bicicleta-verdadeiramente-inteligente/

Comentários