As oportunidades aparecem em situações de adversidades

As oportunidades aparecem em situações de adversidades


Dia a dia questionamos sobre como alavancar, alcançar nossos objetivos, atingir metas. Estamos em busca constante da realização pessoal, profissional, entre tantas outras nas quais, almejamos para nossa satisfação.

É preciso se questionar, Como? Por quê? Para que? Quando? Entre outras perguntas , a fim de estimular a capacidade intelectual a tomar um rumo frente ao que se almeja alcançar.

Já ouvimos muito sobre o que precisamos fazer, como por exemplo:
Quais são seus objetivos?
Estabeleça metas!

Como escrito pelo pensador Horácio “a Adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas”, ou seja, as oportunidades aparecem em situações de Adversidades.

Quando situação te faz refém, você não avança fica com medo e isso impede sua capacidade de criação.

O cérebro é um tesouro não explorado.

Daniel Goleman, Phd, no seu livro Inteligencia Emocional, página 260, ela aborda sobre o modo de pensar depressiogênicos, ou seja pessimistas de interpretar as derrotas da vida, alimentando o senso de impotência no fundo da depressão, mas também ele coloca que os meios mais produtivos de ver suas dificuldades reduz o risco de depressão, ou seja em meio aos problemas e fracassos é necessários visualizar oportunidades.

Daniel Goleman, também escreve, que o cérebro emocional aplica as respostas aprendidas mais cedo na vida durante repetidos momentos de ira e dor, tornando-se dominante, portanto, trabalhar a capacidade intelectual é de suma importância para o alicerce, ou seja, base para uma ação.

Se ver derrotado diante de uma aparente situação de fracasso, não levará a nada, mas olhar para essa situação e começar a questionar, como poderá melhorar, criar situações para sair dela é muito mais inteligente.

O sentimento de perda gera uma crise emocional, é preciso treinar a mente para não permitir que o sentimento ruim, sobreponha sua capacidade de criação e de respostas positivas.

Treine sua mente, para não dar espaço para desilusão, amplie suas perspectivas.

Catherine Ponder-2000 escreveu que o fracasso nada mais é do que o sucesso tentando aparecer de maneira mais aprimorada.

Se um plano não deu certo e você foi derrotado, não jogue a toalha, mas formule um novo plano.

Crie um banco de dados, pois nosso cérebro tem uma capacidade incrível, surge uma avalanche de idéias que se não escritas se perde, construa possibilidades, anote tudo que vier em sua mente.

Jeferson Hilgert-2002- Copy Right Tilibra, escreve sobre quatro passos para processo criativo, sendo eles, a preparação ou seja a coleta e manipulação de dados, que se busca por meio da leitura , anotação, discussão, consulta e concentração no assunto; a fase da incubação, ou seja quando o inconsciente entra em ação, elaborando conexões que constituem a essência da criação; a iluminação, que é o momento gênese da idéia, ou seja, surge em momentos inesperados; e por fim a verificação, onde o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou, ou seja onde o criador analisa, julga e testa sua idéia para adequação.

Certa vez, na universidade havia escutado o professor de finanças aplicar a matéria, e atentamente estava prestando atenção em tudo o que ele ensinava. Quando chegou o momento de realizar a prova acerca daquela disciplina, havia passado por muitos problemas no trabalho, o cansaço me dominava e tudo em minha volta parecia estar muito ruim. Ao chegar à sala de aula, no exato momento da prova, anotei meu nome e quando ia iniciar a prova, minha mente bloqueou por completo, entrei em desespero, porque não conseguia lembrar-me de nada, fiquei por horas olhando e já dando-me por vencida.

Então parei, respirei e relaxei por quase meia hora, derrepente uma avalanche de informações começaram a surgir em minha mente e em apenas quinze minutos consegui responder as questões daquela prova.

Não importa a situação, nos momentos mais difíceis em que pensa, não vai dar certo, agora acabou, fracassei. Não se desespere respire, pense e com muita calma, irá encontrar a solução,quebre paradigmas, lembre-se não se aborte pelo medo e fique se martirizando. Aproveite para realizar os questionamentos estimulando sua capacidade intelectual.

Ai sim parta para a criação, planejamento e execução.

Referencias Bibliografia:

Ponder, Catherine- Leis da Prosperidade: como desenvolver a força do pensamento promissor/Catherine Ponder;tradução de helena Knouri-São Paulo:IBRASA, 1979

Daniel Goleman-Titulo original : Emotional Intelligence- Direitos em língua portuguesa para o Brasil, adquiridos á BROCKMAN, INC.por EDITORA OBJETIVA LTDA-Rio de Janeiro-1995.

Cury, Augusto, 1958- o código da inteligência: a formação de mentes brilhantes e a busca pela excelência emocional e profissional/Augusto Cury- Rio de Janeiro:Thomas Nelson Brasil/Ediouro,2008.

Jefferson Hilgert-CopyRigtht-http://www.bestreader.com/port/txcomosercriativo.htm-Consultado em 01/05/2016.

Horácios- http://pensador.uol.com.br/frase/MTE1MjE/- consultado em 17/08/2016-as 9hs.
http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/as-oportunidades-aparecem-em-situacoes-de-adversidades/97451/

Comentários