Conheça traços de personalidade que podem te ajudar a conquistar qualquer emprego

Conheça traços de personalidade que podem te ajudar a conquistar qualquer emprego

18/08/2016 | 10h50min

Honestidade, entusiamo, organização, são traços a explorar e garantir a sua vaga


Foto: internet

Os traços de personalidade que os recrutadores procuram podem ser determinantes para o tipo de vaga que eles estão tentando preencher, para a empresa para a qual trabalham, e para a indústria da qual fazem parte. Contudo, há um grupo de caraterísticas que quase todos os gestores consideram atraente. Portanto, para impressionar o recrutador e conquistar o emprego, você deve mostrar que possui alguns dos traços de personalidade a seguir:

1. Honesto e confiável

Estes são os pilares de um bom caráter, de acordo com a especialista Lynn Taylor, entrevistada pelo site Business Insider. "Você pode dizer ao recrutador que tem esses traços de personalidade, mas o seu comportamento e a sua conversa serão muito mais críveis. Essas qualidades são críticas porque estão no cerne de qualquer relação sustentável", explica ela.

2. Entusiasmado

Se você não consegue ficar entusiasmado com a empresa durante a entrevista, então que motivação você terá quando estiver efetivamente trabalhando nela? Entusiasmo é uma dos traços de personalidade que os recrutadores mais procuram em candidatos. É uma unanimidade. "Minhas melhores contratações, sem exceção, foram aquelas cujos candidatos eram genuinamente enérgicos, otimistas e animados", conta Taylor. "Pode ajudar se os candidatos mantiverem em mente frases como 'Seja incrível', 'Eu adoro esse trabalho!' ou 'Eu vou arrebentar.'"

3. Emocionalmente inteligente

Recrutadores valorizam muito a inteligência emocional dos candidatos. Você sabe como acalmar os outros e ser a voz da razão? Você tende a entender a natureza humana e enxergar o que há de melhor nas pessoas? Você costuma apresentar um comportamento agressivo- passivo se uma entrevista fica um pouco mais difícil? Inteligência emocional não é ensinada na escola, mas é muito valorizada hoje em dia. Explicar durante a entrevista como você lida com desafios e coloca situações difíceis sob controle pode ser bastante persuasivo", explica Taylor.

4. Respeitoso

Um dos maiores desafios de um recrutador é lidar durante a entrevista com um candidato que é desrespeitoso - e o desrespeito pode assumir diversas formas: um candidato que não para de olhar para o celular ou que se recusa a desligá-lo, um candidato que age de maneira arrogante etc. Os recrutadores esperam ver traços de humildade em seus candidatos. Lembre-se sempre de dizer "por favor", "obrigada", sentar-se apenas após ser convidado e oferecer toda a sua atenção ao recrutador.

5. Apaixonado

Você é apaixonado e inspirador ou age apenas de acordo com os acontecimentos e o clima do ambiente? Recrutadores buscam candidatos apaixonados por seu trabalho e pela sua área de atuação, e que se preocupam com resultados. Deixe-os saberem que você acompanha de perto o que acontece na sua indústria e que busca aprender e contribuir sempre mais.

6. Intelectualmente curioso

Se você tem curiosidade intelectual, então está sempre buscando aprender e melhorar como profissional - um traço bastante atraente porque sugere que você não está satisfeito com o status quo. Uma maneira de demonstrar esse traço que é tão valioso e tão valorizado é fazendo sua lição de casa: pesquise sobre a empresa e faça perguntas pungentes que ilustrem seu conhecimento e interesse na companhia.

7. Profissional

Profissionalismo assume muitas formas, mas recorrer ao conservadorismo nesse caso é a melhor aposta. Você pode e deve ser amigável, mas não tratar o entrevistador como se ele fosse o seu melhor amigo. Vista-se de forma profissional, chegue no horário combinado, seja educado e aborde assuntos pertinentes durante a entrevista.

8. Receptivo ao trabalho em equipe

Entrevistadores são atraídos por candidatos que valorizam o trabalho em equipe. Por isso, cite projetos em que suas habilidades colaborativas foram essenciais para alcançar o sucesso. Ao invés de ficar repetindo "Eu fiz X" e "Eu consegui fazer Y", considere dizer "Eu elaborei um projeto que fez XYZ, com a ajuda de uma forte equipe". Dê crédito à sua liderança, mas demonstre também que você aprecia o trabalho em equipe.

9. Articulado

Uma das melhores maneiras de ser articulado é estar confortável com o trabalho que você está disposto a fazer. Você ensaiou suas repostas para as perguntas mais desafiadoras? Se você não pensou na sua abordagem, é bom se preparar antecipadamente. Por isso, evite titubear nas repostas, e se precisar de alguns segundos para dar uma resposta, faça uma rápida pausa e use expressões como "Essa é uma questão interessante..." e dê continuidade à entrevista.

10. Organizado

Organização é uma das qualidades mais valorizadas pelos recrutadores. Suas repostas são claras e seguem um pensamento lógico? A conversa flui naturalmente? Durante a entrevista, exemplifique como suas habilidades organizacionais foram determinantes para o sucesso de projetos complexos. Lembre-se: recrutadores querem que seus funcionários sejam eficientes, encontre soluções rapidamente e ajudem os outros a fazerem o trabalho.

11. Apreciador de resultados

Uma coisa é falar como as suas habilidades são sensacionais, outra coisa é provar que suas habilidades são sensacionais. Você deve usar exemplos de como você alcançou resultados específicos, dizendo por exemplo: "Eu aumentei as vendas em 20% em seis meses" ou "O volume de negócios subiu 5%" ou ainda "Eu conduzi a equipe que fechou o negócio XYZ".

12. Flexível

A única coisa que é constante é a mudança, e no ambiente de trabalho não é exceção. Mostrar que você é flexível pode contar muito a seu favor.

13. Dedicado e leal

Ter uma vida fora do ambiente de trabalho é essencial para o seu bem estar, mas não foque muito nesse aspecto da sua vida. Deixe o recrutador saber que você faz o que é necessário para que o trabalho seja feito. Se você está em uma posição gerencial, por exemplo, provavelmente terá que fazer hora extra quando para poder cumprir suas promessas.

14. Obstinado

Se você mostrar que não desiste facilmente, poderá conquistar o recrutador. Você enfrentará obstáculos diariamente e alcançar o sucesso significa resolver problemas de maneira inteligente. Ao final da entrevista, mostre que você está interessado e pergunte como você deve agir e dar sequência ao trabalho realizado até então da melhor maneira possível.

15. Confiante

Existe uma linha tênue entre confiança e arrogância. Também exite uma linha tênue entre humildade e modéstia. Encontre um meio termo e fale com orgulho do seu trabalho sem ser presunçoso. Você pode demonstrar sua confiança por meio da sua postura, do seu sorriso, do seu tom e dos exemplos de projetos bem sucedidos que você der. E nunca se esqueça: Gabar-se por ser mais habilidoso do que os outros ou ridicularizar outras pessoas não aumentará suas chances de contratação.

16. Bem-humorado

Uma pessoa bem-humorada é extremamente atraente aos olhos dos recrutadores porque eles sabem que quando as coisas não saírem conforme o previsto ou quando não estiverem indo muito bem, seu funcionário saberá lidar com a situação com leveza. Veja bem, você não precisa fazer aulas de stand up comedy. Você precisa ser esperto: bom humor na hora certa demonstra inteligência e capacidade de acalmar os colegas. É o tipo de traço de personalidade que conquista a todos.

Fonte: http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2016/08/18/99290-conheca-tracos-de-personalidade-que-podem-te-ajudar-a-conquistar-qualquer-emprego


Comentários