Esquecidas, mas perigosas: conheça sintomas e prevenção às doenças hanseníase, tracoma e verminoses

Esquecidas, mas perigosas: conheça sintomas e prevenção às doenças hanseníase, tracoma e verminoses

22/08/2016- 09h47min - Atualizada em 22/08/2016- 10h38min

Hanseníase ainda é presente em Santa Catarina/Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Durante esta semana, conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico e cura de hanseníase — doença que atinge a pele e os nervos periféricos —, verminoses — doenças parasitárias intestinais— etracoma — inflamação nos olhos — serão disseminados pelo país, principalmente em escolas públicas para estudantes entre 5 e 14 anos, alvo principal da campanha nacional para combate a estas doenças. Apesar de terem agentes causadores diferentes, as três doenças costumam ser negligenciadas e por isso são agrupadas no movimento encabeçado pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil desde 2011.

Em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria do Estado de Saúde, organiza a ação em 14 municípios: Coronel Martins, Dionísio Cerqueira, Frei Rogério, Lebon Regis, Leoberto Leal, Monte Carlo, Romelândia, São José do Cerrito, Bom Retiro, Doutor Pedrinho, Bom Jardim da Serra, Maravilha, Rio Rufino e Passos Maia, determinados a partir de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou adesão voluntária à ação.

A proposta com a divulgação é achar novos casos de hanseníase, tratamento coletivo para verminoses e exames para detecção do tracoma, favorecendo a identificação precoce e o tratamento imediato. Em relação à hanseníase, os estudantes receberão fichas de autoimagem, com informações sobre a doença para serem respondidas em casa com os pais.

— É mais fácil de trabalhar com esse público-alvo e ele apresenta maior frequência de casos. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos para encaminhamento e tratamento correto — explica a enfermeira Nadmari Celi Grimes, da Gerência de Vigilância de Agravos da Secretaria de Estado da Saúde. Na campanha do ano passado, foram tratados 8.188 casos escolares de verminoses e um novo caso de hanseníase foi diagnosticado.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/08/esquecidas-mas-perigosas-conheca-sintomas-e-prevencao-as-doencas-hanseniase-tracoma-e-verminoses-7314643.html



Comentários